Autor |
Pazutti, Leandra Rebello Montemuro; |
Orientador |
Romanini, Rosane; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/6256306087849891; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
O livre brincar das crianças na escola: uma escuta sensível para o faz de conta; |
Resumo |
Parafraseando Andrize R. Costa, compreender os sentidos e significados do brincar na infância, como um direito na vida das crianças é compreendê-lo como o humano que se movimenta. O objetivo deste trabalho é fazer uma escuta mais aprofundada sobre o brincar livre na Escola de Educação Infantil, onde a criança explicita seus desejos e suas necessidades através do brincar. Minha ida à campo se deteve nas brincadeiras simbólicas realizadas pelas crianças no período do brincar livre de uma turma integrada de uma escola privada de Porto Alegre/RS, com vinte e dois alunos, entre quatro e seis anos de idade. Me preocupei em investigar como surgem as brincadeiras simbólicas, como as crianças constroem os enredos, como dão conta de suas invenções, o que utilizam para concretizar suas ideias imaginativas, como se socializam através dessas brincadeiras e qual a compreensão do professor em relação a esse momento. Assim como busquei adentrar o mundo infantil, através das brincadeiras simbólicas desse grupo de crianças, busquei teóricos que pudessem sustentar uma compreensão mais aprofundada da importância do brincar livre na Escola Infantil. Repensar os tempos e espaços do brincar livre na escola se torna fundamental em períodos onde as crianças são tomadas por uma significativa parcela de jogos eletrônicos, tablets, celulares, excesso de televisão, pouco tempo livre e restritos parceiros para brincar e interagir. Este trabalho me proporcionou momentos significativos onde pude dialogar com autores que fortalecem conceitos sobre o brincar simbólico e o desenvolvimento infantil e, através de uma escuta sensível pude vivenciar as brincadeiras das crianças com muita alegria e surpresas. Como as viagens muita animadas que tivemos, os teatros com plateia de bonecas e crianças, a loja de materiais muito caros, o foguete que deu medo etc. Também escrevo sobre uma professora com alma de criança e que vê nesse brincar muitas aprendizagens no desenvolvimento cognitivo da criança. A escola de Educação Infantil pode favorecer o brincar livre, sem receios, pois presenciei o desenvolvimento da linguagem das crianças observadas, a socialização, o diálogo com o mundo e as fases simbólicas.; |
Abstract |
To paraphrase Andrize R. Costa, to understand the meanings and meanings of playing in childhood as a right in the life of children is to understand it as a moving human. The objective of this work is to make closer and detailed understanding on the free play time in the First Years School, where the children explains their desires and their needs through playing. My field research focused at the symbolic games played by the children during the free play time of an integrated class in a private school in Porto Alegre (RS), with twenty-two students, between four and six years old. My problem was to investigate how symbolic games arise, how children create a plot, how they deal with their inventions, what they use to put on their imaginative ideas, how they socialize through these plays, and what is the teacher's understanding about that moment. Just as I entered the infantile world through the symbolic jokes of this group of children, I sought theorists who could support a greater understanding of the importance of free play in the Children's School. Rethinking the times and spaces of free play in school becomes crucial in periods where children are taken up by a significant portion of electronic games, tablets, cell phones, too much television, and too little free time and restricted partners to play and interact. This work gave me significant moments where I was able to dialogue with authors who strengthened concepts about symbolic play and child development, and through a sensitive listening, I was able to experience the children's games with great joy and surprises. Like the very lively trips we had, the theaters with audience of dolls and children, the store of very expensive materials, the rocket that gave fear etc. I also write about a teacher with a child's soul and who sees in this play many learning in the child's cognitive development. The School of Early Childhood Education can foster free play without fear, as I witnessed the development of children's language, socialization, dialogue with the world and symbolic phases.; |
Palavras-chave |
Crianças; Brincar livre; Brincar simbólico; Escola de educação infantil; Desenvolvimento infantil; Children; Play free; Symbolic play; First years school; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2018; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7378; |
Nivel |
Especialização; |
Curso |
Educação Infantil; |