Autor |
Lima, Joelene de Oliveira de; |
Orientador |
Schlemmer, Eliane; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/5391034042353187; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
Tecnologias da inteligência para um projeto educativo comum; |
Resumo |
Este artigo tem por objetivo provocar a reflexão sobre o nosso cotidiano escolar – de nossas escolas jesuítas – e as implicações do computador e suas tecnologias da inteligência nesse espaço. Este trabalho centra-se no desafio que os educadores enfrentam para se apropriar das tecnologias digitais e adotá-las na prática pedagógica tendo como perspectiva um aluno que está conectado em rede e cuja forma de pensar e de se expressar é constituída num viver e conviver perpassado por todo tipo de tecnologias digitais, num mundo que é cada vez mais híbrido (analógico – digital). Esta é uma pesquisa de cunho bibliográfico que traz considerações sobre a adoção de tecnologias nas escolas no Brasil e no mundo, a partir dos referenciais da Rede Jesuíta de Educação e dos estudos de Di Felice, Varela, Lèvy, Ruschkoff, Schlemmer, entre outros. Outrossim, indica diretrizes para a análise da estrutura tecnológica e para a adoção da tecnologia digital para os Colégios da Rede de Educação Jesuíta. É desse contexto que surge o problema que dá origem a este artigo: “Quais são as aproximações possíveis entre os referenciais do Projeto Educativo Comum e as tecnologias da inteligência na perspectiva da epistemologia reticular, conectiva e atópica?” Para tratá-lo, considera-se o propósito de transformar nossos Centros de Ensino em Centros de Aprendizagem tendo as premissas da Pedagogia Inaciana em um Projeto Educativo Comum. Desse modo, perpassa-se a prática em sala de aula, repensa-se a estrutura e a organização da escola, bem como currículo no tempo e no espaço, e questionam-se conceitos, de
forma que os diferentes atores do processo educativo encontrem caminhos para a
apropriação das tecnologias digitais e a adoção delas em suas práticas cotidianas em diferentes possibilidades de atuação.; |
Abstract |
This article aims to provoke the reflection on the everyday school - of our
Jesuit Schools- and the implications of the computer and its intelligence Technologies in this environment. This study focuses on the challenge that educators face to adapt to digital technologies and adopt them in their pedagogical practice, taking as a perspective a student who is connected to the network, and whose way of thinking and expressing himself or herself is made up of living in all digital technologies, in a world that is more hybrid (analogical and digital). This is a research of bibliographical nature that provides assessment on the adoption of technologies, in the schools of Brazil, and worldwide, from the references of the Jesuit Education Network and Di Felice, Varela, Lévy, Ruschkoff, Schlemmer among others. Likewise, it indicates guidelines to the analysis of the technological structure and to the adoption of the digital technology in the Jesuit School Network. Within the context, arises the issue giving rise to this article? "What are the possible approximations between th reference of the Common Educational Project (PEC) and intelligence technologies in the perspective of the reticular epistemology, connective and atopic?" To address it, we take into consideration the purpose of transforming our Teaching Centers into Learning Centers, having as premises of Ignatian Pedagogy in a Common Educational Project (PEC). This way passes by the practice in the classroom, the rethinking the structure and the organization of school, as well as the curriculum in time and in space, questioning concepts so that the actors in the educational process find ways to adapt to digital technologies and adopt them in their everyday practice in different ways of acting.; |
Palavras-chave |
Educação; Tecnologias da Inteligência; Epistemologia reticular; Conectiva e atópica; Education; Intelligence technologies; Reticular epistemology; Connective and atopic; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2018; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7377; |
Nivel |
Especialização; |
Curso |
Educação Jesuítica: Aprendizagem integral, Sujeito e Contemporaneidade; |