Autor |
Krummenauer, Giseli Maria de Souza; |
Orientador |
Mello, Vanessa Scheid Santanna de; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/1994500830704194; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
A constituição do aluno anormal nas atas de atendimento escolar; |
Resumo |
Este trabalho tem como objetivo compreender como as práticas escolares constituem sujeitos no espaço escolar, numa perspectiva dos estudos culturais. A pesquisa foi realizada em uma escola pública do município de Novo Hamburgo, a fim de responder minha pergunta de pesquisa: como os sujeitos são representados nas atas de atendimento no espaço escolar? Para isso foi realizada a análise das atas de atendimentos dos anos de 2016 e 2017 da escola. Para desenvolver esta pesquisa, foram utilizados alguns conceitos como discurso, norma, normal, anormal, diferença e diversidade. Os documentos foram analisados e organizados em duas categorias de análise, de acordo com as posições ocupadas pelos sujeitos: posição de (a)normalidade e posição de não-aprendizagem. A análise dos documentos possibilitou concluir que os alunos, em sua maioria, são representados como sujeitos a corrigir, percebendo-se ainda a necessidade de trazê-los para a norma, por serem considerados anormais, indisciplinados ou não-aprendentes.; |
Abstract |
This study aims to understand how the practices constitute representations of subjects in the school environment, in a cultural studies perspective. This case study has been done in a public school in Novo Hamburgo, in order to answer my research question: How are the subjects represented in the attendance records in the school environment? For this propose was performed analysis of the school attendance records from the years of 2016 and 2017. For the study development were used some concepts such as speech, norm, abnormal/ normal, difference and diversity. The documents were analyzed and organized into two categories, according to the positions occupied by the subjects: position of abnormality/ normality and position of non-learning. The document analysis make possible the conclusion that the students are mostly represented as a subjects to correct, realizing the necessity to bring them to the norm, because they are considered undisciplined or non-learners.; |
Palavras-chave |
Sujeitos; Posições; (A)normalidade; Indisciplina; Não-aprendizagem; Subjects; Position; Abnormality/ normality; Undisciplined; Non-learners; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2017; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7376; |
Nivel |
Especialização; |
Curso |
Educação Inclusiva; |