Resumo |
O presente estudo tem como objetivo principal identificar e informar, qual foi e como foi o processo histórico de criação da Sala de Recursos Multifuncionais, através de leituras e resultados obtidos em pesquisa de campo, fazer a relação com o que é trazido como padrão de funcionamento de uma Sala de Recursos e de que forma, tais espaços funcionam atualmente. Como público alvo, foram entrevistadas e observadas duas profissionais, que atuam na rede municipal de ensino do município de Porto Alegre promovendo o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e observados alguns de seus atendimentos nas Salas de Integração e Recursos, onde atendem. Para a coleta de dados, utilizei o método qualitativo, aplicando entrevista semiestruturada, juntamente com observações e anotações de campo. A análise de dados foi feita de forma etnográfica, triangulando as transcrições das entrevistas, com as anotações de campo e o estudo de materiais bibliográficos, direcionados ao tema pesquisado. A partir da análise de dados, foi possível obter uma ideia bem próxima da realidade do funcionamento atual das Salas de Integração e Recursos da rede municipal de ensino de Porto Alegre. Ao longo do trabalho será apresentado ao leitor as definições e o contexto de utilização da nomenclatura Sala de Recurso Multifuncional (SRM) e Sala de Integração e Recursos (SIR). Foi possível identificar, principalmente a partir das falas das entrevistadas, que há urgência na criação de um setor dentro da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre- SMED, que seja direcionado á administração da educação especial no município, bem como a necessidade de que hajam políticas públicas claras, para nortear o trabalho dos profissionais que trabalham no Atendimento Educacional Especializado da rede.; |