| Autor | Ferreira, Andressa da Costa; |
| Orientador | Silva, Rodrigo Manoel Dias da; |
| Lattes do orientador | http://lattes.cnpq.br/8047355882909574; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
| Título | Ações solidárias e aprendizagem integral: percepções e sentimentos de alunos que vivenciam a experiência do voluntariado durante a formação escolar; |
| Resumo | O artigo tem como objetivos analisar como os projetos sociais podem auxiliar na formação dos alunos e averiguar como as ações solidárias desenvolvidas durante a vida escolar influenciam na aprendizagem integral do estudante, investigando as percepções e sentimentos dos envolvidos. O referencial teórico ressalta alguns pontos em relação ao assunto, como a ausência do Estado e o combate à exclusão social, a visão da Companhia de Jesus, as ações sociais no contexto do Colégio Anchieta e as experiências de engajamento através das percepções dos alunos envolvidos nos projetos. Para a elaboração do estudo, realizou-se entrevista aberta, semiestruturada, com seis alunos do Colégio Anchieta que participam do Projeto Voluntariado, organizado pela própria Instituição de Ensino. Os resultados demonstram, através dos relatos dos alunos, que o incentivo e a oportunidade que o Colégio fornece para a participação nos projetos sociais contribuem de forma significativa para a formação integral dos seus alunos. Com esse estudo, pôde-se perceber também o papel fundamental de todos os atores da comunidade educativa e principalmente das famílias para que haja uma maior compreensão sobre o sentido e significado de todos nas ações solidárias. Através dos relatos, é possível verificar que esses alunos são jovens preocupados, comprometidos e conscientes de seu protagonismo na sociedade.; |
| Palavras-chave | Ações sociais; Voluntariado; Formação integral; Colégio; Família; |
| Tipo | TCC; |
| Data de defesa | 2018; |
| URI | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7365; |
| Nivel | Especialização; |
| Curso | Educação Jesuítica: Aprendizagem integral, Sujeito e Contemporaneidade; |