Resumo |
Este trabalho é o resultado de uma pesquisa qualitativa bibliográfica, nascida a partir da Especialização em Educação Jesuíta: Aprendizagem Integral, Sujeito e Aprendizagem da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Com o foco na Educação Integral, missão importante do Colégio Anchieta e à luz da teoria de autores como Edgar Morin e Phillip Perrenoud, entre outros, busca constatar o quanto a Educação Integral dentro da Pedagogia Inaciana se faz necessária na sociedade atual. O objetivo fundamental deste estudo é trazer para a contemporaneidade os documentos da Companhia de Jesus, bem como os Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola como uma contribuição à Educação Integral dos alunos do Colégio. Outrossim, busca também mostrar que ao longo da história dos jesuítas, o perfil de um aluno com formação integral sempre foi seu foco.
No entendimento de Santo Inácio, uma formação na qual os alunos pudessem ser “homens e mulheres para os demais”. A partir de uma interlocução com os autores citados, o trabalho visa estabelecer uma reflexão sobre o tema “Educação Integral no Colégio Anchieta: um novo sujeito para novos tempos”, tendo como objetivos compreender o sentido da Pedagogia Inaciana; verificar a relação existente entre a Pedagogia Inaciana e os desafios na contemporaneidade e definir o perfil necessário ao educador inaciano na contemporaneidade.; |