| Autor | Marques, Renata da Silva; |
| Orientador | Stock, Bianca Sordi; |
| Lattes do orientador | http://lattes.cnpq.br/5303379845814998; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
| Título | Desenvolvimento socioemocional na educação infantil em diálogo com a pedagogia Inaciana; |
| Resumo | O presente artigo se propõe a desenvolver um diálogo entre o Desenvolvimento Socioemocional e a Pedagogia Inaciana no contexto da Educação Infantil de um colégio da Rede Jesuíta de Educação de Porto Alegre, o Colégio Anchieta. Para tanto, foi realizada a análise de um dos documentos que norteia o trabalho educativo dessa instituição além de uma entrevista semiestruturada com a coordenadora do Serviço de Orientação Educacional do colégio, caracterizando a pesquisa de caráter qualitativo. A questão que guiou a presente pesquisa foi: como o Desenvolvimento Socioemocional dialoga com a Pedagogia Inaciana? Foi constatada ao longo da pesquisa a importância do brincar para o desenvolvimento da criança.; |
| Abstract | This article proposes to develop a dialogue between Socioemotional Development and Inacian Pedagogy in the context of Early Childhood Education at a Jesuit Education College in Porto Alegre, Colégio Anchieta. Therefore, the analysis of one of the documents that guides the educational work of this institution was carried out, in addition to a semistructured interview with the coordinator of the Educational Guidance Service of the college, characterizing research of a qualitative nature. The question that guided the present research was: How does Social-Emotional Development dialogue with Inacian Pedagogy? Throughout the research, the importance of playing for the development of the child was verified.; |
| Palavras-chave | Brincar; Desenvolvimento; Socioemocional; Pedagogia Inaciana; Rede Jesuíta de Educação; Play; Socioemotional development; Pedagogia Inacian; Jesuit Education Network; |
| Tipo | TCC; |
| Data de defesa | 2018; |
| URI | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7223; |
| Nivel | Especialização; |
| Curso | Educação Infantil; |