Resumo |
Brincar é imprescindível para a saúde e bem estar da criança e é um direito consolidado. Por falta de investimentos públicos, negligência ou despreparo dos adultos responsáveis pela garantia desse direito, muitas crianças têm sofrido privações de tempo, espaço e condições adequadas, o que restringe o fluir do brincar livre e criativo, tão essencial para um desenvolvimento integral e harmonioso. “As crianças brincam, muitas vezes, apesar dos adultos” (FORTUNA, 2000), isso porque a capacidade de brincar é inata à infância. Entretanto, salientamos que é uma atividade que deve ser planejada, encorajada e estimulada pelos adultos, tendo em vista os valiosos benefícios que ela proporciona. Este trabalho foi realizado a partir de pesquisa bibliográfica, observações e entrevistas, com o propósito de gerar discussão e reflexão sobre a relevância do brincar na vida das crianças enquanto promotor de prazer, descoberta, sociabilidade, crescimento intelectual, psíquico, emocional e físico, aspectos tão importantes em suas vivências. Contrapondo-se ao brincar criativo, existe a mídia que influencia comportamentos e valores, incentiva o consumismo, atrai a atenção das crianças por tempo excessivo, deixando-as passivas diante de tantas informações, imagens, cores e sons. A escola, onde muitas crianças passam grande parte do seu dia, tem dilemas a resolver, tais como a integração do brincar em ambientes educativos e a provisão de espaços equipados e próprios para as brincadeiras. Por fim, cientes do caminho a trilhar, queremos assegurar às crianças que fazem parte de nossas vidas, múltiplas oportunidades para as brincadeiras criativas, que brinquem com seus pares, sozinha se preferirem e em nossa companhia.; |