Autor |
Fagundes, Cledis Meincke; |
Orientador |
Redin, Marita Martins; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/9233717211917711; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
O brincar de crianças de 0 - 3 anos na escola de educação infantil; |
Resumo |
Sabe-se que a Educação Infantil é a primeira etapa da vida de uma criança, tendo como objetivo o desenvolvimento integral nos aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e social, complementando a ação da família. Não esquecendo que a instituição e as professoras devem se preocupar com os interesses e as manifestações dos alunos e trabalhar a questão dos limites paralelamente com o desenvolvimento da autonomia, da cooperação, do respeito, da moralidade e da cidadania da criança com afeto, para que possa viver em sociedade de forma participante e ativa. Há expectativas de que na educação, em todas as suas formas, possa se concretizar os ideais de justiça, paz, solidariedade, liberdade. Mas neste tempo e espaço será possível trabalhar a construção de regras e de valores como a cooperação, a solidariedade? Como o brincar pode integrar esse objetivo e tornar as crianças mais autônomas e felizes? É a partir do cotidiano de uma sala de aula de Educação Infantil, muitas
vezes pela atividade de brincar que se pode criar maneiras de desenvolver valores, como respeito por si e pelo outro, aspectos que estão vinculados às questões culturais, políticas e sociais. As instituições de Educação Infantil, devem oferecer as crianças oportunidades de escolha e de autogoverno e as brincadeiras, brinquedos e atividades propostas podem ser essas oportunidades. O professor precisa valorizar a criança independente, valorizar a criança que toma iniciativas e que coordena sua ação com a de outros. O brinquedo e a
brincadeira podem aparecer como fator de assimilação de elementos culturais, e provocar profundas modificações na nossa cultura e na cultura das crianças, por este motivo é preciso levar a sério e estar atento às brincadeiras e aos brinquedos, pois estes estão em constantes inovações.; |
Abstract |
We know that early childhood education is the first step in a child's life, aiming integral development in the physical, psychological, intellectual and social, complementing the action of the family. Not forgetting that the institution and the teachers should be concerned with the interests and demonstrations by students and work the issue of boundaries parallel with the development of autonomy, cooperation, respect, morality and citizenship of the child with affection so that can live in society and so active participant. There are expectations that in
education, in all its forms, can materialize the ideals of justice, peace, solidarity, freedom. But in this time and space you can work the construction of rules and values as cooperation, solidarity? As the play can integrate this goal and make children more independent and happy? It is from the routine of a classroom of kindergarten, often by playing activity that can create ways to develop values such as respect for self and for others, aspects that are linked to cultural issues, political and social. Child Education Institutions must offer children opportunities for choice and self-government and games, toys and proposed activities may be
such opportunities. The teacher needs to value the child independently value the child who takes initiatives and coordinating its action with the other. The toy and the fun factor can appear as elements of cultural assimilation, and cause profound changes in our culture and the culture of children, therefore we must take it seriously and be aware of games and toys, as they are in constant innovations.; |
Palavras-chave |
Educação infantil; Família; Brincadeira; Brinquedos; Escola; Criança; Early childhood education; Family; Just kidding; Toys; School; Child; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2013; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6920; |
Nivel |
Especialização; |
Curso |
Educação Infantil; |