Resumo |
Este estudo visa refletir sobre os valores humanos em nossas vidas. As crianças são protagonistas deste trabalho, cujo objetivo é mergulhar em seus mundos, conhecendo o que pensam em suas vidas em diferentes contextos. Atuei como observadora e mediadora de possibilidades de um processo socioafetivo através de estratégias praticadas por um determinado grupo de crianças. A vivência foi desenvolvida com uma turma de crianças da Educação Infantil (Infantil B) com idades entre 5 e 6 anos, em um colégio particular situado na cidade de Porto Alegre (RS), durante o mês de novembro do ano letivo de 2012. Como suporte teórico foram feitas leituras de autores que contemplam a estrutura da Educação Infantil. A parte empírica deste estudo, de cunho qualitativo, envolveu observações e depoimentos das crianças sobre suas vivências com os valores humanos desenvolvidos diariamente em diferentes contextos. As possibilidades oferecidas não foram utilizadas apenas com o propósito de conhecer as opiniões das crianças a respeito dos valores humanos no seu quotidiano, mas também para identificar e problematizar as diferentes manifestações do vivenciar valores, servindo, assim, como um laboratório que reserva inusitadas surpresas e magias para construção do eu com o outro e vice-versa.; |