| Autor | Würdig, Rogério Costa; |
| Lattes do autor | http://lattes.cnpq.br/6349379051139709; |
| Orientador | Fischer, Beatriz T. D.; |
| Lattes do orientador | http://lattes.cnpq.br/4948105804186093; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio do Sinos; |
| Sigla da instituição | UNISINOS; |
| País da instituição | Brasil; |
| Instituto/Departamento | Escola de Humanidades; |
| Idioma | pt_BR; |
| Título | O quebra-cabeça da cultura lúdica: lugares, parcerias e brincadeiras das crianças: desafios para políticas da infância; |
| Resumo | Esta tese trata de uma pesquisa etnográfica realizada com um grupo de crianças de uma escola pública num bairro popular de Pelotas, Rio Grande do Sul. O foco da investigação foi a análise de como se expressa a cultura lúdica do ponto de vista das crianças no contexto do recreio e no contexto casa-rua. A opção pela abordagem socioantropológica inclui o diálogo com a História, a Educação, a Educação Física e as Artes Visuais. Os principais instrumentos de pesquisa utilizados foram: as observações participantes, as entrevistas conversadas e as fotografias. A análise dos dados fundamentou-se nos eixos teóricos que articulam o lúdico, as culturas da infância e a cultura lúdica. Desta análise, definiram-se as categorias: sentidos do recreio; brincadeiras, parcerias e lugares; o quê/quem favorece e/ou atrapalha as brincadeiras; e as seguintes subcategorias: espaço, relações de gênero e mudanças; repertório de brincadeiras; crianças/animais/adultos; casa, rua e mudanças. O recreio, enquanto tempo e espaço de produ; |
| Abstract | This dissertation is about an ethnographic research that was realized with a group of children in a public school, in a popular quarter of Pelotas city, Rio Grande do Sul. The focus of this investigation was the analisis of how express the culture play in childrens’s view on interval and house-street context. The option for the socioanthropolist abordage include the dialogue with the History, Education, Physical Education and Visual Arts. The main instruments utilized on this research was: participant observations, talking interview and pictures. The datas analisis have based in a theoric center that articulate the child’s play, the childhood’s culture and the play culture. From this analisis, some cathegories were definided: the sense of interval, plays, partners and places; what / who it supports and / or disrupt the games; and follow subcathegories: the space, relations of manner and changes, repertory of plays; children /animals /adults; home, street and changes. The interval, as a time and space of prod; |
| Palavras-chave | cultura lúdica; culturas da infância; infância; childhood´s cultures; play culture; childhood; |
| Área(s) do conhecimento | Ciências Humanas; |
| Tipo | Tese; |
| Data de defesa | 2008-09-18; |
| Agência de fomento | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
| Direitos de acesso | openAccess; |
| URI | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2080; |
| Programa | Programa de Pós-Graduação em Educação; |