Autor |
Steffen, Euli Marlene; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/8754167523574927; |
Orientador |
Fischer, Maria Clara B.; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/3835786000876089; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio do Sinos; |
Sigla da instituição |
UNISINOS; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Educação profissional técnica de nivel médio no contexto do paradigma de acumulação flexível; |
Resumo |
Esta tese é resultado da pesquisa de doutorado, realizada no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). A investigação situa-se no campo de estudos Trabalho-Educação, tendo como foco a educação profissional técnica de nível médio. A pesquisa teve como objetivo geral discutir a educação profissional dos técnicos, através da revisão do conceito de qualificação profissional, considerando: o processo de formação profissional, o processo de aprendizagem que ocorre no trabalho e a convergência com as exigências decorrentes do modelo de acumulação flexível. Visou-se, portanto, conhecer o processo de constituição das competências dos profissionais técnicos, que contribuem para o ingresso e manutenção, no mercado de trabalho. Trata-se de um estudo de caso, de natureza qualitativa, cujos sujeitos são egressos do curso técnico em plásticos, da UNED Sapucaia do Sul (CEFET/RS), no período de 1999 a 2004, assim como professores e gestores da Escola. As informações foram cole; |
Abstract |
This thesis is the result of the research of Doctorate on the program of Education Postgraduate at "Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS". The research carries out studies about Work-Education and focuses on the High-technical school and professional education. The general purpose of the research was to discuss the professional education of the technical course, through a review of the concept of professional qualification, considering: the process of professional formation, the learning process which happens during work and the convergence with decurrent requirements from the model of flexible accumulation. Therefore, it was focused the importance of knowing the process of the constitution of the technical professionals competences, which contribute for the ingression and maintenance at the work market. The study is about a Case with qualitative nature on which the subjects are the graduated students from the technical course, at UNED in Sapucaia do Sul (CEFET-RS) during the period of 1999-2004; |
Palavras-chave |
acumulação flexível; competências; dualismo estrutural; ensino médio; ensino técnico; formação integral; qualificação; educação profissional; competencies; flexible accumulation; integral formation; integration high-technical school; qualification; structural dualism; professional education; |
Área(s) do conhecimento |
Ciências Humanas; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2008-02-26; |
Agência de fomento |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2076; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |