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A implantação do projovem no município de Porto Alegre/RS, sob a perspectiva dos jovens participantes

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metadataTrad.dc.contributor.author Pires, Itaara Gomes;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/9541667637879857;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Corsetti, Berenice;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/7405584392319464;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio do Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials UNISINOS;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Humanidades;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title A implantação do projovem no município de Porto Alegre/RS, sob a perspectiva dos jovens participantes;
metadataTrad.dc.description.resumo Esta dissertação apresenta um estudo sobre a implementação do ProJovem - Programa Nacional de Inclusão de Jovens - em Porto Alegre/RS, no período correspondente à 2005 – 2007. Investiga a implementação do ProJovem sob a ótica dos jovens envolvidos que concluíram o curso e que, por isso mesmo, podem discorrer sobre a experiência do programa, os seus princípios e contradições. Tem por objetivo problematizar a implementação do ProJovem no município de Porto Alegre/RS a partir da análise das contradições presentes na concretização do programa, sob a perspectiva dos jovens participantes. Adota a teoria crítica como referencial teórico, sustentado pelo pensamento dos seguintes autores: Gramsci, Frigotto, Freire, Kuenzer, entre outros. Para as idéias relacionadas à juventude, colaboram: Sposito, Abramovay, Abramo e Abad. Apresenta como opção epistemológica os princípios da Dialética, tendo como quadro teórico-metodológico o estudo de caso qualitativo. Utiliza a Análise de Conteúdo como ferramenta para a interpreta;
metadataTrad.dc.description.abstract This dissertation presents a study about the implementation of the ProJovem - National Program of inclusion of Youths - in Porto Alegre/RS, from 2005 to 2007. It investigates the implementation of the ProJovem considering the youth’s perspective. The students involved in the research had concluded the course and were able to speak about their experience in the program as well as its principles and contradictions. The goal is to evaluate the implementation of the ProJovem in the city of Porto Alegre /RS by analyzing the present contradictions in its design, all under the perspectives of the young participants. The critical theory is the foundation of the research in addition to the thought of Gramsci, Frigotto, Freire, Kuenzer, and others. In terms of the ideas related to the youth, the basis is the works from Sposito, Abramovay, Abramo, and others. As epistemological option, the study applies the principles of the Dialectics, having a theoretical-methodological chart that emphasizes a qualitative study. It;
metadataTrad.dc.subject educação; juventude; trabalho; ProJovem; education; work; youth;
metadataTrad.dc.subject.cnpq Ciências Humanas;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2010-02-25;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2002;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Educação;


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