Resumen:
Esta dissertação apresenta um estudo sobre a implementação do ProJovem - Programa Nacional de Inclusão de Jovens - em Porto Alegre/RS, no período correspondente à 2005 – 2007. Investiga a implementação do ProJovem sob a ótica dos jovens envolvidos que concluíram o curso e que, por isso mesmo, podem discorrer sobre a experiência do programa, os seus princípios e contradições. Tem por objetivo problematizar a implementação do ProJovem no município de Porto
Alegre/RS a partir da análise das contradições presentes na concretização do programa, sob a perspectiva dos jovens participantes. Adota a teoria crítica como referencial teórico, sustentado pelo pensamento dos seguintes autores: Gramsci,
Frigotto, Freire, Kuenzer, entre outros. Para as idéias relacionadas à juventude, colaboram: Sposito, Abramovay, Abramo e Abad. Apresenta como opção epistemológica os princípios da Dialética, tendo como quadro teórico-metodológico o estudo de caso qualitativo. Utiliza a Análise de Conteúdo como ferramenta para a interpreta