| Autor | Arnold, Delci Knebelkamp; |
| Lattes do autor | http://lattes.cnpq.br/5368548796730269; |
| Orientador | Lopes, Maura Corcini; |
| Lattes do orientador | http://lattes.cnpq.br/3876751682370290; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio do Sinos; |
| Sigla da instituição | UNISINOS; |
| País da instituição | Brasil; |
| Instituto/Departamento | Escola de Humanidades; |
| Idioma | pt_BR; |
| Título | Dificuldades de aprendizagem: o estado de corrigibilidade na escola para todos; |
| Resumo | A presente dissertação, “Dificuldades de Aprendizagem, o estado de corrigibilidade na escola para todos”, analisa e problematiza os discursos que, enredados, produzem as condições para a invenção e a permanência dos sujeitos ditos com dificuldades de aprendizagem na escola inclusiva. A perspectiva pós-estruturalista e algumas contribuições do pensamento de Michel Foucault permitiram-me a articulação dos discursos sobre a não-aprendizagem que tornam possível o aparecimento da norma que posiciona os sujeitos em idade escolar em aprendentes e não-aprendentes no jogo das relações de poder. Tais discursos apresentaram-se na composição do meu corpus de pesquisa, quando da análise dos registros sobre 317 alunos encaminhados ao Serviço Interdisciplinar de Atendimento e Pesquisa em Educação e Aprendizagem (SIAPEA), em um período de 12 anos (de 1993 ao 2004). Entre todos os documentos, como relatórios de estagiárias, registros de entrevistas, encaminhamentos médicos, do Conselho Tutelar e de Serviços Sociais, fotografi; |
| Palavras-chave | corrigibilidade; dificuldades de aprendizagem; discurso; normalização; |
| Área(s) do conhecimento | Ciências Humanas; |
| Tipo | Dissertação; |
| Data de defesa | 2006-03-13; |
| Agência de fomento | Nenhuma; |
| Direitos de acesso | openAccess; |
| URI | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1882; |
| Programa | Programa de Pós-Graduação em Educação; |