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Implementação da educação integral em tempo integral nas escolas municipais de São Leopoldo - RS

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Autor Carpes, Fabiane;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/2201855702843315;
Orientador Costa, Daianny Madalena;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7960706094337238;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Implementação da educação integral em tempo integral nas escolas municipais de São Leopoldo - RS;
Resumo Esta dissertação teve como objetivo analisar a implementação da política de educação integral em tempo integral na rede municipal de ensino de São Leopoldo a partir das diretrizes nacionais. A pesquisa foi motivada pela experiência da autora como gestora escolar na EMEF Paulo Beck, escola na qual o processo de ampliação do tempo começou em 2022. O estudo buscou compreender como essa política tem sido aplicada nas escolas municipais. Para tanto, foram identificados desafios, práticas adotadas e relações entre as diretrizes nacionais e a organização escolar. A investigação seguiu uma abordagem qualitativa, baseada na análise documental e em entrevistas semiestruturadas. Os resultados indicaram que a implementação da educação integral em tempo integral nas escolas municipais de São Leopoldo ocorre sem uma política municipal estruturada, levando cada instituição a desenvolver estratégias próprias para atender às demandas locais. A proposta de intervenção proveniente da realização desta pesquisa foi o desenvolvimento de diretrizes que possam colaborar na construção de uma política municipal. Por fim, concluiu-se a a necessidade de uma política municipal clara e bem fundamentada que assegure a continuidade e ampliação dessa modalidade educacional no município.;
Abstract This dissertation aimed to analyze the implementation of the full-time integral education policy in the municipal education network of São Leopoldo based on national guidelines. The research was motivated by the author's experience as a school administrator at EMEF Paulo Beck, a school where the process of extending school hours began in 2022. The study sought to understand how this policy has been applied in municipal schools. To this end, challenges, adopted practices, and the relationship between national guidelines and school organization were identified. The investigation followed a qualitative approach, based on document analysis and semi-structured interviews. The results indicated that the implementation of full-time integral education in the municipal schools of São Leopoldo occurs without a structured municipal policy, leading each institution to develop its own strategies to meet local demands. The intervention proposal resulting from this research was the development of guidelines that could contribute to the creation of a municipal policy. Finally, it was concluded that there is a need for a clear and well-founded municipal policy to ensure the continuity and expansion of this educational model in the municipality.;
Palavras-chave Política educacional; Educação integral; Tempo integral; Educational policy; Integral education; Full-time education;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2025-03-14;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13930;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


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