Resumo:
Esta dissertação teve como objetivo analisar a implementação da política de educação integral em tempo integral na rede municipal de ensino de São Leopoldo a partir das diretrizes nacionais. A pesquisa foi motivada pela experiência da autora como gestora escolar na EMEF Paulo Beck, escola na qual o processo de ampliação do tempo começou em 2022. O estudo buscou compreender como essa política tem sido aplicada nas escolas municipais. Para tanto, foram identificados desafios, práticas adotadas e relações entre as diretrizes nacionais e a organização escolar. A investigação seguiu uma abordagem qualitativa, baseada na análise documental e em entrevistas semiestruturadas. Os resultados indicaram que a implementação da educação integral em tempo integral nas escolas municipais de São Leopoldo ocorre sem uma política municipal estruturada, levando cada instituição a desenvolver estratégias próprias para atender às demandas locais. A proposta de intervenção proveniente da realização desta pesquisa foi o desenvolvimento de diretrizes que possam colaborar na construção de uma política municipal. Por fim, concluiu-se a a necessidade de uma política municipal clara e bem fundamentada que assegure a continuidade e ampliação dessa modalidade educacional no município.