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Estímulo ao aumento do volume de operações financeiras por parte dos cooperados de uma cooperativa de crédito segmentado

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Autor Becker, Márcio Daniel;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/8919400241794327;
Orientador Milan, Gabriel Sperandio;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/1063672354605352;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Estímulo ao aumento do volume de operações financeiras por parte dos cooperados de uma cooperativa de crédito segmentado;
Resumo Esta pesquisa teve como objetivo geral propor alternativas para estimular o aumento do volume de operações financeiras por parte dos cooperados de uma Cooperativa de Crédito Segmentado e, como objetivos específicos, analisar o portfólio de serviços disponibilizado pela Cooperativa aos seus cooperados; identificar os motivos que levam os cooperados a permanecer associados à Cooperativa; analisar os fatores que dificultam um maior volume de operações financeiras por parte dos cooperados junto à Cooperativa. As cooperativas de crédito desempenham um papel crucial na economia global, sendo muitas vezes responsáveis pela inclusão social e econômico-financeira de toda uma comunidade, ao estabelecer sociedades organizadas, que prestam serviços aos seus associados (ou cooperados). Por meio destas organizações, os cooperados visam atingir seus propósitos, utilizando a cooperação e a ajuda mútua como elemento crucial. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, com base na realização de entrevistas individuais em profundidade, com abordagem semiestruturada, junto ao quadro social e aos colaboradores; um total de 22 entrevistas, sendo 10 entrevistados cooperados ativos, 8 entrevistados cooperados inativos e 4 entrevistados colaboradores cooperados da Instituição em estudo. Os dados obtidos a partir das entrevistas evidenciaram que a cooperativa ocupa uma posição secundária na vida financeira de grande parte dos associados, revelando, por isso, uma baixa prioridade em relação ao uso de seus produtos e serviços. Ficou claro, inclusive, o quanto a experiência negativa associada à burocracia e à falta de autonomia nos processos impacta diretamente neste resultado. A diversificação do portfólio se apresentou não apenas como uma oportunidade de crescimento, mas também como uma estratégia de fidelização, ao oferecer soluções mais alinhadas às expectativas do público-alvo. E isto tende a limitar a capacidade da Cooperativa de se posicionar como uma instituição com solução completa, capaz de atender às necessidades mais amplas de proteção financeira de seus associados. Convém destacar que boa parte dos cooperados se encontra inativa, ou seja, não estão utilizando produtos ou serviços da Cooperativa. A falta de utilização destes produtos ou serviços ocorre em grande parte pela desinformação, o vácuo informacional que limita o potencial de expansão do relacionamento financeiro entre as partes. Para um público cada vez mais habituado às soluções digitais, rápidas e intuitivas, qualquer sinal de lentidão ou necessidade de intermediação representa uma barreira. É possível concluir que, além da questão operacional, há um desafio estratégico de reposicionamento. A Cooperativa precisa alinhar sua estrutura de atendimento e seus processos internos a um modelo mais ágil, investindo em canais digitais, que ampliem a autonomia do cooperado e reduzam, não só a percepção da burocracia, como sua existência de fato. A partir da pesquisa, foram apresentadas sugestões de melhorias, distribuídas em quatro eixos centrais, Formação e Educação Cooperativa, Tecnologia e Canais Digitais, Portfólio de Serviços, Comunicação e Relacionamento.;
Abstract The general objective of this research was to propose alternatives to stimulate an increase in the volume of financial transactions by members of a Segmented Credit Cooperative. The specific objectives were to analyze the portfolio of services provided by the Cooperative to its members; to identify the reasons why members remain members of the Cooperative; and to analyze the factors that hinder a greater volume of financial transactions by members with the Cooperative. Credit unions play a crucial role in the global economy, often responsible for the social and economic-financial inclusion of an entire community by establishing organized societies that provide services to their members (or members). By means these organizations, members aim to achieve their goals, using cooperation and mutual aid as crucial elements. The research adopted a qualitative approach, grounded in, semi-structured individual interviews with the membership and employees. A total of 22 interviews were conducted, with 10 interviewees being active members, 8 interviewees being inactive members, and 4 interviewees being employees of the institution under study. Data obtained from the interviews revealed that the cooperative occupies a secondary position in the financial lives of most members, thus revealing a low priority regarding the use of its products and services. It also became clear how much the negative experience associated with bureaucracy and lack of autonomy in processes directly impacts this result. Portfolio diversification presented itself not only as a growth opportunity but also as a loyalty strategy, by offering solutions more aligned with the expectations of the target audience. The absence of this product, as well as others, limits the Cooperative's ability to position itself as a comprehensive institution, capable of meeting the broader financial protection needs of its members. A significant share of the members is inactive, meaning they are not using any of the Cooperative's Products and Services or any of its financial solutions. The lack of use of these products and services occurs largely due to misinformation; the informational vacuum that limits the potential for expanding the financial relationship between the parties. For a public increasingly accustomed to fast, intuitive digital solutions, any sign of slowness or the need for intermediation represents a significant barrier. Ultimately, it’s possible to conclude that, beyond operational issues, there’s a strategic repositioning challenge. The Cooperative needs to align its service structure and internal processes with a more agile model, investing in digital channels that increase member autonomy and reduce not only the perception of bureaucracy, but its actual existence. From the research, suggestions for improvements were presented, divided into four central areas: Cooperative Training and Education, Technology and Digital Channels, Service Portfolio, Communication and Relationships.;
Palavras-chave Cooperativismo; Cooperativas de crédito; Serviços financeiros; Operações financeiras; Prática relacional; Relacionamento com clientes; Cooperativism; Credit cooperatives; Financial services; Financial operations; Relational practice; Customer relationship;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2025-09-26;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13925;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios;


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