| Autor | Henkel, Queila Martins; |
| Lattes do autor | http://lattes.cnpq.br/7691368969467001; |
| Orientador | Fabris, Elí Terezinha Henn; |
| Lattes do orientador | http://lattes.cnpq.br/2961121430255733; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
| Sigla da instituição | Unisinos; |
| País da instituição | Brasil; |
| Instituto/Departamento | Escola de Humanidades; |
| Idioma | pt_BR; |
| Título | Coordenação pedagógica na educação infantil em (de)formação: constituição de um ethos formativo; |
| Resumo | Esta dissertação apresenta uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo analisar e compreender a atuação da coordenação pedagógica em escolas de Educação Infantil do município de Nova Hartz, investigando de que maneira a formação como (de)formação, desenvolvida no Laboratório de Docências Contemporâneas (LABDOC), pode contribuir para a qualificação dessa função. A pesquisa insere-se no contexto da formação continuada de coordenadoras pedagógicas (CPs), adotando a perspectiva da pesquisa (de)formação, entendida como uma pesquisa de caráter formativo, colaborativo e interventivo, que busca promover deslocamentos nos modos de ser, saber-fazer e compreender a função da coordenação pedagógica. O estudo, de abordagem qualitativa, com referenciais da formação de professores, da Educação Infantil e da infância, desenvolveu-se com as coordenadoras pedagógicas das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) de Nova Hartz, tendo como foco a análise das atas de reuniões pedagógicas das escolas, dos encontros formativos no LABDOC e das narrativas das participantes do laboratório. O problema que movimentou a pesquisa foi: como as coordenadoras pedagógicas da Educação Infantil, a partir de uma formação como (de)formação realizada no LABDOC - Nova Hartz, qualificaram sua atuação na função que exercem? Os dados foram organizados e analisados em três movimentos: a caracterização das participantes, a análise das atas de reuniões pedagógicas e a descrição-reflexão sobre os encontros formativos realizados no LABDOC - Nova Hartz. A parte final apresenta três grupos de sentidos, em que são analisados os efeitos e marcas deixadas pela formação em laboratório com as CPs, considerando-se os sentidos atribuídos à formação como (de)formação. Os resultados apontam que a experiência no LABDOC gerou transformações significativas no saber-fazer formativo das CPS, mostrando outras concepções das reuniões pedagógicas, que se transformaram em espaços de experimentos e experiências formativas. As participantes passaram a compreender sua função para além dos aspectos burocráticos e de gestão. Assumiram a formação, a intervenção e a mediação com as professoras de suas escolas, valorizando a escuta, o coletivo e a centralidade da criança no processo educativo, bem como um ethos das infâncias como engajamento. Conclui-se que a formação como (de)formação em laboratório se constitui como uma potente concepção de formação para qualificar o saber-fazer das coordenadoras pedagógicas, desde que desenvolvida em um ethos formativo das infâncias, que produz a qualificação da formação das professoras e a melhoria da qualidade da Educação Infantil.; |
| Abstract | This dissertation presents a master's research that aimed to analyze and understand the role of pedagogical coordination in Early Childhood Education schools in the municipality of Nova Hartz, investigating how the concept of formation as (de)formation, developed in the Laboratory of Contemporary Teachings (LABDOC), can contribute to the qualification of this role. The research is situated within the context of continuing education for pedagogical coordinators (PCs), adopting the perspective of formation as (de)formation research, understood as a formative, collaborative, and interventionist type of research that seeks to promote shifts in the ways of being, knowing-doing, and understanding the function of pedagogical coordination. The study follows a qualitative approach, drawing on theoretical frameworks from teacher education, Early Childhood Education, and childhood studies. It was developed with pedagogical coordinators from the Municipal Early Childhood Education Schools (EMEIs) of Nova Hartz, focusing on the analysis of meeting minutes from pedagogical meetings at the schools, the formative encounters at LABDOC, and the narratives of the laboratory participants. The research question that guided the investigation was: How did pedagogical coordinators in Early Childhood Education, through a formation as (de)formation experience at LABDOC – Nova Hartz, qualify their performance in the roles they perform? The data were organized and analyzed in three stages: the characterization of the participants, the analysis of pedagogical meeting minutes, and a descriptive-reflective account of the formative encounters held at LABDOC – Nova Hartz. The final section presents three groups of meaning, in which the effects and marks left by the laboratory-based formation process with the PCs are analyzed, considering the meanings attributed to the concept of formation as (de)formation. The results indicate that the LABDOC experience led to significant transformations in the formative know-how of the pedagogical coordinators, revealing new conceptions of pedagogical meetings, which were reconfigured as spaces for experiments and formative experiences. The participants began to understand their role beyond bureaucratic and management aspects. They embraced formation, intervention, and mediation with the teachers in their schools, valuing listening, collectivity, and the centrality of the child in the educational process, as well as an ethos of childhood as active engagement. It is concluded that formation as (de)formation within a laboratory context constitutes a powerful approach to qualifying the formative practices of pedagogical coordinators, provided it is developed within a formative ethos of childhood that enhances teacher formation and improves the quality of Early Childhood Education.; |
| Palavras-chave | Coordenação pedagógica; Educação Infantil; Formação continuada; Pesquisa (de)formação; Ethos formativo; Pedagogical coordination; Early Childhood Education; Continuing education; Formation as (de)formation; Formative ethos; |
| Área(s) do conhecimento | ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
| Tipo | Dissertação; |
| Data de defesa | 2025-08-13; |
| Agência de fomento | Nenhuma; |
| Direitos de acesso | openAccess; |
| URI | http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13898; |
| Programa | Programa de Pós-Graduação em Educação; |