Abstract:
Esta dissertação apresenta uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo analisar e
compreender a atuação da coordenação pedagógica em escolas de Educação Infantil do
município de Nova Hartz, investigando de que maneira a formação como (de)formação,
desenvolvida no Laboratório de Docências Contemporâneas (LABDOC), pode contribuir para a qualificação dessa função. A pesquisa insere-se no contexto da formação continuada de coordenadoras pedagógicas (CPs), adotando a perspectiva da pesquisa (de)formação, entendida como uma pesquisa de caráter formativo, colaborativo e interventivo, que busca promover deslocamentos nos modos de ser, saber-fazer e compreender a função da coordenação pedagógica. O estudo, de abordagem qualitativa, com referenciais da formação de professores, da Educação Infantil e da infância, desenvolveu-se com as coordenadoras pedagógicas das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) de Nova Hartz, tendo como foco a análise das atas de reuniões pedagógicas das escolas, dos encontros formativos no LABDOC e das
narrativas das participantes do laboratório. O problema que movimentou a pesquisa foi: como as coordenadoras pedagógicas da Educação Infantil, a partir de uma formação como (de)formação realizada no LABDOC - Nova Hartz, qualificaram sua atuação na função que exercem? Os dados foram organizados e analisados em três movimentos: a caracterização das participantes, a análise das atas de reuniões pedagógicas e a descrição-reflexão sobre os encontros formativos realizados no LABDOC - Nova Hartz. A parte final apresenta três grupos de sentidos, em que são analisados os efeitos e marcas deixadas pela formação em laboratório com as CPs, considerando-se os sentidos atribuídos à formação como (de)formação. Os resultados apontam que a experiência no LABDOC gerou transformações significativas no saber-fazer formativo das CPS, mostrando outras concepções das reuniões pedagógicas, que se transformaram em espaços de experimentos e experiências formativas. As participantes
passaram a compreender sua função para além dos aspectos burocráticos e de gestão.
Assumiram a formação, a intervenção e a mediação com as professoras de suas escolas,
valorizando a escuta, o coletivo e a centralidade da criança no processo educativo, bem como um ethos das infâncias como engajamento. Conclui-se que a formação como (de)formação em laboratório se constitui como uma potente concepção de formação para qualificar o saber-fazer das coordenadoras pedagógicas, desde que desenvolvida em um ethos formativo das infâncias, que produz a qualificação da formação das professoras e a melhoria da qualidade da Educação Infantil.