| Autor | Cirilo, Maria Aparecida; |
| Lattes do autor | http://lattes.cnpq.br/5246113061265211; |
| Orientador | Weschenfelder, Viviane Inês; |
| Lattes do orientador | http://lattes.cnpq.br/6064352088824024; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
| Sigla da instituição | Unisinos; |
| País da instituição | Brasil; |
| Instituto/Departamento | Escola de Humanidades; |
| Idioma | pt_BR; |
| Título | A constituição da docência antirracista: um olhar sobre os/as professores/as que educam para a equidade racial; |
| Resumo | Esta dissertação de mestrado teve como objetivo entender como se constitui o sujeito docente antirracista a partir da análise das relações de saber-poder-ética que mobilizam discursos racistas e antirracistas no Rio Grande do Sul. Tais conceitos foram colocados em operação na matriz de experiência desenvolvida por Michel Foucault articulados à problematização: Como se constituem os/as docentes que trabalham com a Educação das Relações Étnico-Raciais - ERER e se engajam na construção de uma Educação Antirracista? Que relações de saber, poder e ética acionam em sua docência, de modo a constituírem suas subjetividades? Na perspectiva da pesquisa qualitativa foram entrevistados dez docentes integrantes do projeto de pesquisa (de)formação LABDOC Equidade Racial, vinculados a dez municípios do Vale do Sinos/RS, para a produção dos dados. Os Estudos Foucaultianos orientaram a pesquisa que formado um conjunto de narrativas de dez professores/as negros/as e brancos/as. Os/as docentes entrevistados/as atuam nos anos finais e iniciais do Ensino Fundamental da Educação Básica e desenvolvem a ERER em suas práticas pedagógicas. Os sujeitos-docentes participaram da formação continuada sobre a diversidade étnico-racial do LABDOC Equidade Racial. O estudo considera que os sujeitos são constituídos por uma diversidade de discursos que atuam na sua subjetivação e movimenta as relações de poder dos sujeitos envolvidos. Desta forma, foi possível construir três eixos de análise a partir das narrativas que evidenciam características do modo de ser docente antirracista: a) a reflexão sobre si, sobre o pertencimento étnico-racial e a diferença; b) a vontade de saber e o investimento formativo permanente; c) o engajamento com a educação e a equidade racial. Os elementos identificados constituem discursos e regimes de verdades que os/as docentes construíram para si e sua prática docente como mobilizadores de uma ação intencional e engajada. Compreende-se a docência antirracista como um modo de ser e de existir como sujeito docente que, incentivado pelo desejo de transformação das relações de poder e da eliminação das estruturas sociais racistas, promove práticas docentes orientadas pelos princípios da ERER. Assim, concluiu-se que o regime de verdade que circula entre os/as docentes anuncia uma docência antirracista que visibiliza e valoriza a diversidade, comprometendo-se com a transformação social no intuito de eliminar as desigualdades raciais e construir um ambiente escolar equânime.; |
| Abstract | Esta tesis de maestría tuvo como objetivo comprender cómo se constituye el sujeto docente antirracista mediante el análisis de las relaciones conocimiento-poder-ética que impulsan los discursos racistas y antirracistas en Rio Grande do Sul. Estos conceptos se aplicaron a la matriz de experiencia desarrollada por Michel Foucault, articulada con la siguiente problematización: ¿Cómo se constituyen y participan los docentes que trabajan con la Educación de las Relaciones Étnico-Raciales (ERER) en la construcción de la Educación Antirracista? ¿Qué relaciones de conocimiento, poder y ética activan en su docencia, constituyendo sus subjetividades? Desde una perspectiva de investigación cualitativa, se entrevistó a diez docentes participantes en el proyecto de investigación LABDOC sobre (des)formación en Equidad Racial, afiliados a diez municipios del Valle de Sinos, Rio Grande do Sul, para la recopilación de datos. Los estudios foucaultianos guiaron la investigación, que generó un conjunto de narrativas de diez docentes negros y blancos. Los docentes entrevistados trabajan en los últimos y primeros años da Educación Elemental y desarrollan la ERER en sus prácticas pedagógicas. Los docentes-sujetos participaron en el programa de educación continua LABDOC Equidad Racial sobre diversidad étnico-racial. El estudio considera que los sujetos se constituyen por una diversidad de discursos que influyen en su subjetivación e influyen en las relaciones de poder de los sujetos involucrados. Así, fue posible construir tres ejes de análisis basados en las narrativas que resaltan características de la forma de ser docente antirracista: a) reflexión sobre uno mismo, sobre la pertenencia étnico-racial y sobre la diferencia; b) el deseo de saber y la inversión educativa continua; c) el compromiso con la educación y la equidad racial. Los elementos identificados constituyen discursos y regímenes de verdad que los docentes construyeron para sí mismos y su práctica docente como movilizadores de acción intencional y comprometida. La enseñanza antirracista se entiende como una forma de ser y existir como sujeto docente que, impulsado por el deseo de transformar las relaciones de poder y eliminar las estructuras sociales racistas, promueve prácticas docentes guiadas por los principios de la ERER. Así, se concluyó que el régimen de verdad que circula entre el profesorado presagia una enseñanza antirracista que visibiliza y valora la diversidad, comprometiéndose con la transformación social para eliminar las desigualdades raciales y construir un entorno escolar equitativo.; This master's dissertation aimed to understand how the anti-racist teaching subject is constituted through the analysis of knowledge-power-ethics relations that mobilize racist and anti-racist discourses in Rio Grande do Sul. These concepts were applied to the experience matrix developed by Michel Foucault, articulated with the following problematization: How are teachers who work with Ethnic-Racial Relations Education (ERER) constituted and engaged in the construction of Anti-Racist Education? What relations of knowledge, power, and ethics do they activate in their teaching, constituting their subjectivities? From a qualitative research perspective, ten teachers participating in the LABDOC Racial Equity (de)training research project, affiliated with ten municipalities in Vale do Sinos, Rio Grande do Sul, were interviewed for data collection. Foucauldian Studies guided the research, which formed a set of narratives from ten Black and White teachers. The teachers interviewed work in the final and initial years of Elementary School and develop ERER in their pedagogical practices. The teacher-subjects participated in the LABDOC Racial Equity continuing education program on ethnic-racial diversity. The study considers that subjects are constituted by a diversity of discourses that influence their subjectivation and influence the power relations of the subjects involved. Thus, it was possible to construct three axes of analysis based on the narratives that highlight characteristics of the anti-racist teaching way of being: a) reflection on oneself, on ethnic-racial belonging, and on difference; b) the desire to know and ongoing educational investment; c) engagement with education and racial equity. The elements identified constitute discourses and regimes of truth that the teachers constructed for themselves and their teaching practice as mobilizers of intentional and engaged action. Antiracist teaching is understood as a way of being and existing as a teaching subject that, driven by the desire to transform power relations and eliminate racist social structures, promotes teaching practices guided by the principles of ERER. Thus, it was concluded that the regime of truth circulating among teachers heralds an antiracist teaching that makes diversity visible and values it, committing to social transformation with the aim of eliminating racial inequalities and building an equitable school environment.; |
| Palavras-chave | Docência; Educação antirracista; Equidade racial; Educação das Relações Étnico-Raciais; Enseñanza; Educación antirracista; Equidad racial; Educación de las relaciones étnico-raciales; Teaching; Antiracist education; Racial equity; Education of Ethnic-Racial Relations; |
| Área(s) do conhecimento | ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
| Tipo | Dissertação; |
| Data de defesa | 2025-08-04; |
| Agência de fomento | Nenhuma; |
| Direitos de acesso | openAccess; |
| URI | http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13897; |
| Programa | Programa de Pós-Graduação em Educação; |