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Pedagogia das competências: um estudo de inspiração genealógica sobre a emergência da noção de competências na área da Educação

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Autor Farias, Marcela Clarissa Damasceno Rangel de;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/9098534110177799;
Orientador Klaus, Viviane;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8988903289836641;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Pedagogia das competências: um estudo de inspiração genealógica sobre a emergência da noção de competências na área da Educação;
Resumo A predominância do paradigma neoliberal em diversas esferas da vida social gera, como uma de suas principais consequências, a mudança de objetivos dos processos educativos para o desenvolvimento de competências. Esta Tese mobiliza reflexões sobre como a noção de competências emerge na Educação, a partir de deslizamentos e transposições de outros ramos, por meio de um processo de escavação, levantamento de documentos, autores e obras potenciais. Nesse processo, questionam-se as relações de saber e de poder, para compreender como se constituiu historicamente esse conceito na Educação, em uma pesquisa documental de inspiração genealógica, em que os documentos são vistos como monumentos. Os objetivos da pesquisa foram: (1) construir a historicidade do conceito de competências, tecendo os sentidos que lhe são atribuídos por diferentes áreas do conhecimento; e (2) compreender a trama histórica de que emerge o conceito de competências na área da Educação, que se tornou uma questão central nas discussões educacionais. Elaborou-se o arcabouço teórico de modo a tramar, ao longo da análise propriamente dita, de que forma essas ideias podem ser fruto da propagação e dos desdobramentos da Teoria do Capital Humano e da cultura do empreendedorismo na Educação, o que veio a se confirmar. Em um primeiro movimento, investigaram-se, a partir de uma pesquisa direta, documentos que se conectam ao tema, bem como autores e obras com potencial de convergência e de contribuição com esta Tese. No segundo movimento, utilizaram-se outros documentos, identificados a partir dos primeiros documentos levantados. Esses dois movimentos são as portas de entrada para a composição do corpus empírico. Nesse processo de escavação, o Relatório Delors (1996) apresenta-se como ponto de partida, pois, para que a lógica de competências aí estivesse colocada, foi necessário o estudo das décadas de 1950, 60 e 70, quando a Teoria do Capital Humano surge e tem desdobramentos. Construiu-se a trama a partir de quatro marcos temporais: as décadas de 1950 e 1960, em que se analisam os desdobramentos da Teoria do Capital Humano e da Sociedade de Aprendizagem na Educação, buscando-se a formação de determinado tipo de sujeito para determinado tipo de sociedade; a década de 1970, com o Relatório Aprender a Ser (1972), o movimento de superação de testes de inteligência e aptidão proposto, a avaliação da competência por McClelland (1973), e, ainda, as discussões sobre a superação do modelo da profissão e do modelo do posto de trabalho; a década de 1980, com a saída da crise econômica; a década de 1990, com a importância de Delors (1996) e a força que recebe a temática da competência, tornando-se central a educação com foco na formação de capital humano. É interessante observar que, desde o movimento da Teoria da Orientação Profissional, que critica o uso pseudocientífico da noção de aptidão, do Relatório Aprender a Ser e das discussões realizadas por McClelland (1973), vai se desenhando uma noção de competências que acaba por reinscrever a relação com o conhecimento, ou seja, com o conteúdo propriamente dito.;
Abstract The predominance of the neoliberal paradigm in various spheres of social life generates, as one of its main consequences, a shift in the objectives of educational processes toward the development of competencies. This thesis raises reflections on how the notion of competencies emerges in Education, based on borrowings and transpositions from other fields, through a process of excavation, involving the survey of documents, authors, and relevant works. In this process, the relations of knowledge and power are questioned to understand how this concept was historically constituted in Education, through documentary research of genealogical inspiration, in which documents are regarded as monuments. The research objectives were: (1) to construct the historicity of the concept of competencies, attributing meanings to it from different fields of knowledge; and (2) to understand the historical context from which the concept of competencies emerges in Education, which has become a central issue in educational discussions. The theoretical framework was developed to explore, how these ideas may result of the spread and development of Human Capital Theory and the culture of entrepreneurship in Education – a hypothesis ultimately confirmed by analysis. The first approach involved direct research into documents connected to the topic, as well as authors and works with great convergence and contribution to this thesis. The second approach involved analyzing other documents identified from the initial documents surveyed. These two approaches serve as gateways to the composition of the empirical corpus. In this excavation process, the Delors Report (1996) serves as a starting point, since understanding the establishment of the competency logic requires examining the 1950s, 1960s, and 1970s, when Human Capital Theory emerged and developed. The plot was developed from four time frames: the 1950s and 1960s, in which the developments of the Theory of Human Capital and the Learning Society in Education are analyzed, seeking the formation of a certain type of subject for a certain type of society; the 1970s, with “Aprender a ser” Report (1972), the movement to overcome intelligence and aptitude tests proposed, the evaluation of competence by McClelland (1973), and, also, the discussions on overcoming the profession model and the job model; the 1980s, with the end of the economic crisis; the 1990s, marked by the importance of Delors (1996) and the centrality of competence in education, with a focus on the formation of human capital becoming essential. It is interesting to note that, since the Career Guidance Theory movement, which criticizes the pseudoscientific use of the notion of aptitude, the “Aprender a ser” Report, and the studies conducted by McClelland (1973) a notion of competencies has been emerging, one that ultimately redefines the relationship with knowledge — that is, with content itself.;
Palavras-chave Emergência; Pedagogia das competências; Inspiração genealógica; Teoria do capital humano; Relatório Delors; Modelo da profissão; Modelo de posto de trabalho; Modelo de competência; Emergence; Pedagogy of competencies; Genealogical inspiration; Human capital theory; Delors report; Profession model; Job model; Competency model;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2025-09-16;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13895;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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