| Autor | Tisatto, Cristian Andrei; |
| Lattes do autor | http://lattes.cnpq.br/2340456301288866; |
| Orientador | Dowbor, Monika Weronika; |
| Lattes do orientador | http://lattes.cnpq.br/9020322641323049; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
| Sigla da instituição | Unisinos; |
| País da instituição | Brasil; |
| Instituto/Departamento | Escola de Humanidades; |
| Idioma | pt_BR; |
| Título | Políticas públicas em disputa: o movimento pela base e a construção da hegemonia na educação brasileira; |
| Resumo | Esta tese analisa como o Movimento Pela Base (MPB) atuou para incidir sobre a Reforma da Política Curricular Nacional (RPCN), particularmente na formulação e implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), entre 2013 e 2018. A pesquisa parte de inquietações sobre a atuação das fundações empresariais na política educacional brasileira, investigando os repertórios e estratégias empregados pelo MPB como ação coletiva empresarial. Utilizando a metodologia de estudo de caso (Yin; Gerring), mobiliza os conceitos de repertórios de ação (Abers, Serafim, Tatagiba, 2014), de estratégias empresariais (Mancuso, 2004; 2007) e, sobretudo, as categorias gramscianas de hegemonia, sociedade civil, intelectuais orgânicos, guerra de posição, bloco histórico e Estado ampliado. O estudo demonstra que o MPB atuou como Aparelho Privado de Hegemonia (APH), organizando consensos na sociedade civil e articulando-se com a sociedade política para institucionalizar sua agenda. Foram identificadas práticas híbridas, como produção de dados, formação de gestores, mobilização de mídia, elaboração de guias pedagógicos, alianças com Consed e Undime e ocupação de conselhos estatais, que configuram performances de hegemonia, categoria proposta pela tese a partir da noção de performance originalmente desenvolvida por Charles Tilly, aqui ressignificada para captar a totalidade da ação empresarial. Conclui-se que o MPB foi capaz de, ainda que temporariamente, conquistar hegemonia no campo educacional e institucionalizar sua agenda, revelando que os empresários também inovam em repertórios de ação coletiva e que é necessário ampliar os estudos sobre a incidência de atores não estatais na formulação de políticas públicas.; |
| Abstract | This dissertation analyzes how the Movimento Pela Base (MPB) built its capacity to influence the National Curriculum Policy Reform (RPCN), particularly in the formulation and implementation of the Base Nacional Comum Curricular (BNCC), between 2013 and 2018. The research stems from concerns about the role of business foundations in Brazilian educational policy, investigating the repertoires and strategies employed by the MPB as a form of collective business action. Using the case study methodology (Yin; Gerring), it mobilizes the concepts of repertoires of action (Abers, Serafim, Tatagiba, 2014), business strategies (Mancuso, 2004; 2007) and, above all, Gramscian categories such as hegemony, civil society, organic intellectuals, war of position, historical bloc, and the expanded State. The study demonstrates that the MPB acted as a Private Apparatus of Hegemony (APH), organizing consensus within civil society and articulating with political society to institutionalize its agenda. Hybrid practices were identified, such as data production, training of administrators, media mobilization, preparation of pedagogical guides, alliances with Consed and Undime, and the occupation of state councils, which configure performances of hegemony, a category proposed in this dissertation based on the notion of performance originally developed by Charles Tilly, here redefined to capture the totality of business action. The conclusion is that the MPB was able, albeit temporarily, to achieve hegemony in the educational field and institutionalize its agenda, revealing that entrepreneurs also innovate in repertoires of collective action and that further studies are needed on the influence of non-state actors in the formulation of public policies.; |
| Palavras-chave | Movimento Pela Base; Empresariado; Políticas educacionais; Hegemonia; Performances de hegemonia; Business sector; Educational policies; Hegemony; Performances of hegemony; |
| Área(s) do conhecimento | ACCNPQ::Ciências Humanas::Sociologia; |
| Tipo | Tese; |
| Data de defesa | 2025-11-05; |
| Agência de fomento | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
| Direitos de acesso | openAccess; |
| URI | http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13864; |
| Programa | Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais; |