Autor |
Gomes, Taynara Rubim; |
Orientador |
Bichels, Águeda; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/8470809745441311; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
Integração e formação continuada dos colaboradores do Colégio dos Jesuítas em Juiz de Fora-MG; |
Resumo |
Este estudo investiga a integração da missão da Companhia de Jesus nos
processos de acolhimento e formação continuada dos colaboradores no Colégio dos
Jesuítas em Juiz de Fora-MG. O foco é compreender como os novos educadores
podem se alinhar aos valores inacianos desde o primeiro contato com a instituição e
ao longo de sua trajetória profissional, por meio de práticas sistemáticas de integração
e formação. O referencial teórico é fundamentado nos princípios da pedagogia
inaciana, no Projeto Educativo Comum (PEC) da Rede Jesuíta de Educação, nos
Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola e no modelo de liderança heroica
proposto por Chris Lowney, que articula autoconsciência, inventividade, amor e
heroísmo. A metodologia adotada foi qualitativa, com caráter exploratório e descritivo.
Foram utilizados formulários eletrônicos com questões abertas e fechadas,
direcionados a colaboradores das áreas acadêmica e administrativa. Também foi
realizada análise documental de materiais institucionais da RJE. A participação foi
voluntária, assegurando-se o anonimato e a confidencialidade dos participantes. Os
resultados apontam que os processos de acolhimento e formação continuada são
percebidos de forma positiva pelos colaboradores, contribuindo significativamente
para o fortalecimento da identidade institucional e o alinhamento à missão educativa.
As práticas inspiradas na espiritualidade inaciana, como momentos de escuta,
partilhas e formações sistemáticas, foram valorizadas por promoverem pertencimento,
engajamento e sentido na atuação profissional. Conclui-se que o Colégio dos Jesuítas
tem investido em práticas sólidas de formação, mas ainda enfrenta o desafio de
personalizar essas experiências, de modo a contemplar a diversidade dos
colaboradores. Como expressa Santo Inácio: "O amor deve ser colocado mais em
obras do que em palavras."; |
Abstract |
This study investigates the integration of the mission of the Society of Jesus
into the processes of welcoming and continuing education of employees at the Jesuit College in Juiz de Fora, Minas Gerais. The focus is to understand how new educators
can align themselves with Ignatian values from their first contact with the institution
and throughout their professional journey, through systematic practices of integration
and training. The theoretical framework is based on the principles of Ignatian
pedagogy, the Common Educational Project (PEC) of the Jesuit Education Network,
the Spiritual Exercises of Saint Ignatius of Loyola, and the model of heroic leadership
proposed by Chris Lowney, which articulates self-awareness, ingenuity, love, and
heroism. The methodology adopted was qualitative, with an exploratory and
descriptive approach. Electronic forms with open and closed questions were used,
targeting employees from both academic and administrative areas. Document analysis
of institutional materials from the Jesuit Education Network (RJE) was also conducted.
Participation was voluntary, with anonymity and confidentiality guaranteed for all
respondents. The results indicate that the processes of welcoming and continuing
education are perceived positively by the employees, contributing significantly to the
strengthening of institutional identity and alignment with the educational mission.
Practices inspired by Ignatian spirituality—such as moments of listening, sharing, and
systematic formation—were valued for fostering a sense of belonging, engagement,
and purpose in professional performance. It is concluded that the Jesuit College has
invested in solid training practices, but still faces the challenge of personalizing these
experiences to reflect the diversity of its employees. As Saint Ignatius expresses: “Love
ought to be expressed more in deeds than in words.”; |
Palavras-chave |
Companhia de Jesus; Acolhimento; Formação continuada; Valores inacianos; Liderança heroica; Society of Jesus; Welcoming; Continuing education; Ignatian values; Heroic leadership; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2025-06-23; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13839; |
Nivel |
Especialização; |
Curso |
Educação jesuítica: aprendizagem integral, sujeito e contemporaneidade; |