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Integração e formação continuada dos colaboradores do Colégio dos Jesuítas em Juiz de Fora-MG

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Autor Gomes, Taynara Rubim;
Orientador Bichels, Águeda;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8470809745441311;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Integração e formação continuada dos colaboradores do Colégio dos Jesuítas em Juiz de Fora-MG;
Resumo Este estudo investiga a integração da missão da Companhia de Jesus nos processos de acolhimento e formação continuada dos colaboradores no Colégio dos Jesuítas em Juiz de Fora-MG. O foco é compreender como os novos educadores podem se alinhar aos valores inacianos desde o primeiro contato com a instituição e ao longo de sua trajetória profissional, por meio de práticas sistemáticas de integração e formação. O referencial teórico é fundamentado nos princípios da pedagogia inaciana, no Projeto Educativo Comum (PEC) da Rede Jesuíta de Educação, nos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola e no modelo de liderança heroica proposto por Chris Lowney, que articula autoconsciência, inventividade, amor e heroísmo. A metodologia adotada foi qualitativa, com caráter exploratório e descritivo. Foram utilizados formulários eletrônicos com questões abertas e fechadas, direcionados a colaboradores das áreas acadêmica e administrativa. Também foi realizada análise documental de materiais institucionais da RJE. A participação foi voluntária, assegurando-se o anonimato e a confidencialidade dos participantes. Os resultados apontam que os processos de acolhimento e formação continuada são percebidos de forma positiva pelos colaboradores, contribuindo significativamente para o fortalecimento da identidade institucional e o alinhamento à missão educativa. As práticas inspiradas na espiritualidade inaciana, como momentos de escuta, partilhas e formações sistemáticas, foram valorizadas por promoverem pertencimento, engajamento e sentido na atuação profissional. Conclui-se que o Colégio dos Jesuítas tem investido em práticas sólidas de formação, mas ainda enfrenta o desafio de personalizar essas experiências, de modo a contemplar a diversidade dos colaboradores. Como expressa Santo Inácio: "O amor deve ser colocado mais em obras do que em palavras.";
Abstract This study investigates the integration of the mission of the Society of Jesus into the processes of welcoming and continuing education of employees at the Jesuit College in Juiz de Fora, Minas Gerais. The focus is to understand how new educators can align themselves with Ignatian values from their first contact with the institution and throughout their professional journey, through systematic practices of integration and training. The theoretical framework is based on the principles of Ignatian pedagogy, the Common Educational Project (PEC) of the Jesuit Education Network, the Spiritual Exercises of Saint Ignatius of Loyola, and the model of heroic leadership proposed by Chris Lowney, which articulates self-awareness, ingenuity, love, and heroism. The methodology adopted was qualitative, with an exploratory and descriptive approach. Electronic forms with open and closed questions were used, targeting employees from both academic and administrative areas. Document analysis of institutional materials from the Jesuit Education Network (RJE) was also conducted. Participation was voluntary, with anonymity and confidentiality guaranteed for all respondents. The results indicate that the processes of welcoming and continuing education are perceived positively by the employees, contributing significantly to the strengthening of institutional identity and alignment with the educational mission. Practices inspired by Ignatian spirituality—such as moments of listening, sharing, and systematic formation—were valued for fostering a sense of belonging, engagement, and purpose in professional performance. It is concluded that the Jesuit College has invested in solid training practices, but still faces the challenge of personalizing these experiences to reflect the diversity of its employees. As Saint Ignatius expresses: “Love ought to be expressed more in deeds than in words.”;
Palavras-chave Companhia de Jesus; Acolhimento; Formação continuada; Valores inacianos; Liderança heroica; Society of Jesus; Welcoming; Continuing education; Ignatian values; Heroic leadership;
Tipo TCC;
Data de defesa 2025-06-23;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13839;
Nivel Especialização;
Curso Educação jesuítica: aprendizagem integral, sujeito e contemporaneidade;


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