RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

O protagonismo juvenil e Pedagogia Inaciana no Colégio Antônio Vieira: os Núcleos de Protagonismo Estudantil como espaços de formação de líderes e cidadãos conscientes

Mostrar registro simples

Autor Barbosa, Tâmara Márcia Simões;
Orientador Teixeira Neto, José;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9510313657960876;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título O protagonismo juvenil e Pedagogia Inaciana no Colégio Antônio Vieira: os Núcleos de Protagonismo Estudantil como espaços de formação de líderes e cidadãos conscientes;
Resumo O presente artigo analisa as ações de protagonismo juvenil no Colégio Antônio Vieira, em Salvador/BA, à luz dos princípios da Pedagogia Inaciana, articulando-os com aportes teóricos laicos sobre educação e juventude. A pesquisa, de natureza qualitativa e bibliográfica, baseia-se em observações diretas da autora enquanto Analista da Direção Acadêmica, função que permitiu acompanhar de forma próxima iniciativas protagonizadas por estudantes do Ensino Médio, destacando os Núcleos de Protagonismo Estudantil que oferecem aos jovens oportunidades concretas de liderança, engajamento social e construção coletiva de conhecimento. O objetivo geral é identificar as ações e os projetos de protagonismo juvenil acolhidos e apoiados pelo Colégio Antônio Vieira, em Salvador/BA para a formação de jovens líderes críticos e comprometidos com a transformações sociais. A pesquisa se fundamenta, principalmente em Escamez (2003), Freire (1979) e Costa (2001) que têm explorado as interações entre o protagonismo juvenil e as práticas pedagógicas. Os resultados mostram a escola, ancorada na tradição educativa jesuíta, promove a formação de sujeitos críticos, conscientes e socialmente comprometidos.;
Palavras-chave Protagonismo juvenil; Pedagogia Inaciana; Liderança estudantil;
Tipo TCC;
Data de defesa 2025-06-18;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13837;
Nivel Especialização;
Curso Educação jesuítica: aprendizagem integral, sujeito e contemporaneidade;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística