| Autor | Moradei, Rodrigo Diniz; |
| Orientador | Lima, Marcos Epifanio Barbosa; |
| Lattes do orientador | http://lattes.cnpq.br/9848315028689294; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
| Título | Da tutoria ao magis: uma análise da prática do professor tutor à luz dos Exercícios Espirituais; |
| Resumo | : Este trabalho explora a constituição do professor magis no ambiente escolar inaciano, analisando os elementos essenciais que caracterizam sua prática pedagógica. Inspirado nos Exercícios Espirituais de Inácio de Loyola, o estudo destaca a relação entre o professor tutor e o aluno, comparando-a à dinâmica entre aquele que dá e exercitante nos Exercícios Espirituais. O objetivo central é demonstrar como essa abordagem, fundamentada na pedagogia inaciana, promove uma educação integral, humanizadora e personalizada, focada no desenvolvimento global do aluno. A metodologia adotada é qualitativa, com pesquisa bibliográfica e análise de dados mediante a vivência em um colégio da Rede Jesuíta de Educação. O trabalho aborda os desafios de ser um professor magis em um contexto neoliberal, marcado por relações líquidas e imediatistas, contrastando com os princípios inacianos de formação integral e dignidade humana. Além disso, discute a importância da cura personalis e da espiritualidade na educação, enfatizando a necessidade de um olhar atento às individualidades dos alunos. O artigo propõe uma mudança de paradigma, transformando o professor tutor em um "Tutor Magis", comprometido com a excelência e o serviço aos demais, alinhado à missão jesuíta de formar pessoas conscientes, competentes e solidárias. Conclui-se que a pedagogia inaciana, ao integrar experiência, reflexão e ação, oferece ferramentas valiosas para uma educação transformadora, capaz de responder aos desafios contemporâneos e formar cidadãos críticos e comprometidos com o bem comum.; |
| Abstract | This study examines the constitution of the magis educator in the Ignatian school environment, analyzing the essential elements that characterize their pedagogical practice. Inspired by the Spiritual Exercises of Saint Ignatius of Loyola, the research highlights the relationship between the tutor teacher and the student, comparing it to the dynamic between guide and exercitant in the Spiritual Exercises. The central objective is to demonstrate how this approach, grounded in Ignatian pedagogy, fosters a holistic, humanizing, and personalized education focused on the student's overall development. The methodology is qualitative, combining bibliographic research with data analysis based on experiences in a Jesuit school. The study addresses the challenges of being a magis educator in a neoliberal context, marked by fluid and immediate relationships, contrasting with the Ignatian principles of integral formation and human dignity. Additionally, it discusses the importance of cura personalis (personalized care) and spirituality in education, emphasizing the need for attentive consideration of each student's individuality. The article proposes a paradigm shift, transforming the tutor teacher into a "Magis Tutor," committed to excellence and service to others, aligned with the Jesuit mission of forming conscious, competent, and compassionate individuals. It concludes that Ignatian pedagogy, by integrating experience, reflection, and action, provides valuable tools for transformative education capable of addressing contemporary challenges and fostering critical, socially committed citizens.; |
| Palavras-chave | Exercícios Espirituais; Pedagogia inaciana; Professor magis; Professor tutor; Holistic education; Ignatian pedagogy; Magis educator; Spiritual exercises; Tutor teacher; |
| Tipo | TCC; |
| Data de defesa | 2025-06-10; |
| URI | http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13834; |
| Nivel | Especialização; |
| Curso | Educação jesuítica: aprendizagem integral, sujeito e contemporaneidade; |