| Resumo |
O presente trabalho analisa a integração das tecnologias digitais no Ensino
Fundamental II do Colégio Anchieta, localizado em Nova Friburgo/RJ, ao longo da
última década. Busca-se compreender de que maneira esses recursos podem ser
incorporados às práticas pedagógicas de forma coerente com os princípios da tradição
educativa inaciana. Embora a utilização das tecnologias na instituição ainda se
apresente de forma limitada e, em muitos casos, restrita a um uso meramente
instrumental, reconhece-se nelas um potencial significativo para a inovação no
contexto escolar. Este trabalho propõe que o uso crítico, consciente e
pedagogicamente orientado das tecnologias digitais pode constituir um recurso
enriquecedor para a formação integral dos estudantes, nos âmbitos intelectual,
emocional, social e espiritual, conforme delineado pelo Projeto Educativo Comum
(PEC) da Rede Jesuíta de Educação. A investigação destaca a necessidade de
enfrentar obstáculos persistentes, como a resistência de parte do corpo docente, a
insuficiência de processos de formação continuada e as limitações impostas por
metodologias tradicionais ainda hegemônicas. Ancorado nos fundamentos do
Paradigma Pedagógico Inaciano, contexto, experiência, reflexão, ação e avaliação o
estudo evidencia o potencial das tecnologias como aliadas estratégicas na promoção
do protagonismo discente, da personalização do processo de aprendizagem, do
desenvolvimento do pensamento crítico e do uso ético e responsável das ferramentas
digitais. A partir dessa perspectiva, o artigo propõe diretrizes práticas que visam
garantir a integração das tecnologias de maneira coerente com os princípios
formativos da instituição. O objetivo é assegurar que sua aplicação não apenas
preserve, mas também potencialize os fundamentos pedagógicos da educação
inaciana, contribuindo para a atualização das práticas educativas e para o
fortalecimento de um Projeto Político-Pedagógico alinhado à missão humanista, ética
e transformadora do Colégio Anchieta.; |