| Resumo |
Este estudo analisa como a identidade inaciana se materializa na prática do
Serviço Social em uma escola da Rede Jesuíta de Educação (RJE), a partir de análise
documental, bibliográfica e da experiência profissional da autora. Constatou-se que
os valores inacianos — como o Magis, a justiça social, o cuidado com o outro e a
formação integral — orientam as práticas socioeducativas da instituição, alinhando-se
aos princípios ético-políticos do Serviço Social, como a defesa dos direitos humanos,
a escuta qualificada e a atuação crítica. A pesquisa revelou tensões entre os ideais
institucionais e os desafios do cotidiano profissional, especialmente diante das
múltiplas vulnerabilidades vivenciadas pelos estudantes, o que evidencia a
necessidade de um diálogo constante entre espiritualidade e prática profissional. O
Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA) destaca-se como ferramenta
estratégica do Serviço Social, fortalecendo a permanência e o sucesso escolar por
meio da mediação, escuta ativa e articulação com a rede de proteção. Conclui-se que
a atuação do assistente social deve ser ética, flexível e criativa, comprometida com a
transformação social e com a missão inaciana, sendo a vivência da pesquisadora um
elemento enriquecedor para o debate sobre a integração entre espiritualidade, ética e
compromisso social no campo educacional jesuíta.; |