RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

A experiência da biblioteca do Colégio Loyola como espaço vivo de aprendizagem magis

Mostrar registro simples

Autor Palmeira, Paula Carolina de Freitas;
Orientador Pinto, Vinícius Soares;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/0301759794396238;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título A experiência da biblioteca do Colégio Loyola como espaço vivo de aprendizagem magis;
Resumo Este estudo tem como objetivo analisar a ressignificação da biblioteca do Colégio Loyola (Belo Horizonte/MG), a partir de 2018, como espaço vivo de aprendizagem alinhado aos princípios da educação jesuítica. Para isso, busca-se: (1) apresentar o papel histórico, social e educacional das bibliotecas escolares no Brasil; (2) descrever as ações e estratégias adotadas na biblioteca desde 2018, destacando desafios, avanços e impactos; e (3) refletir sobre a biblioteca como espaço magis, considerando as percepções da comunidade escolar e os princípios da formação integral da Rede Jesuíta de Educação. Metodologicamente, trata-se de um estudo qualitativo, baseado em pesquisa bibliográfica e estudo de caso, com análise da experiência concreta da biblioteca do Colégio Loyola. A autora, atuando na gestão do espaço, utilizou a observação participante e coletou percepções da coordenação pedagógica, ampliando a compreensão sobre o processo. Conclui-se que as transformações na biblioteca do Colégio Loyola, desde 2018, consolidaram um ambiente de aprendizagem magis, alinhado à tradição inaciana. A criação da Ludoteca, em 2023, reforçou esse avanço, promovendo competências socioemocionais por meio da ludicidade. A experiência confirma que a inovação educacional depende da escuta da comunidade e da revisão de práticas. Para futuras pesquisas, sugere-se ampliar a escuta da comunidade escolar e investigar os efeitos pedagógicos dos recursos lúdicos.;
Palavras-chave Biblioteca escolar; Educação Jesuítica; Magis; Espaço de aprendizagem;
Tipo TCC;
Data de defesa 2025-06-17;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13828;
Nivel Especialização;
Curso Educação Jesuíta: aprendizagem integral, sujeito e contemporaneidade;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística