| Resumo |
Este estudo tem como objetivo analisar a ressignificação da biblioteca do Colégio
Loyola (Belo Horizonte/MG), a partir de 2018, como espaço vivo de aprendizagem
alinhado aos princípios da educação jesuítica. Para isso, busca-se: (1) apresentar o
papel histórico, social e educacional das bibliotecas escolares no Brasil; (2) descrever
as ações e estratégias adotadas na biblioteca desde 2018, destacando desafios,
avanços e impactos; e (3) refletir sobre a biblioteca como espaço magis,
considerando as percepções da comunidade escolar e os princípios da formação
integral da Rede Jesuíta de Educação. Metodologicamente, trata-se de um estudo
qualitativo, baseado em pesquisa bibliográfica e estudo de caso, com análise da
experiência concreta da biblioteca do Colégio Loyola. A autora, atuando na gestão do
espaço, utilizou a observação participante e coletou percepções da coordenação
pedagógica, ampliando a compreensão sobre o processo. Conclui-se que as
transformações na biblioteca do Colégio Loyola, desde 2018, consolidaram um
ambiente de aprendizagem magis, alinhado à tradição inaciana. A criação da
Ludoteca, em 2023, reforçou esse avanço, promovendo competências
socioemocionais por meio da ludicidade. A experiência confirma que a inovação
educacional depende da escuta da comunidade e da revisão de práticas. Para futuras
pesquisas, sugere-se ampliar a escuta da comunidade escolar e investigar os efeitos
pedagógicos dos recursos lúdicos.; |