RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Colégio Loyola e o Núcleo de Educação para a Paz: da Pedagogia Inaciana à justiça restaurativa

Mostrar registro simples

Autor Napoli, Narayana Palhares;
Orientador Paula, Jorge Luiz de;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/4745619590498155;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Colégio Loyola e o Núcleo de Educação para a Paz: da Pedagogia Inaciana à justiça restaurativa;
Resumo Este artigo tem como objetivo analisar a atuação do Núcleo de Educação para a Paz (NEP), iniciativa do Colégio Loyola criada em 2014, diante dos desafios do enfrentamento ao bullying e da construção de uma cultura de paz no ambiente escolar. A pesquisa utiliza abordagem qualitativa, com análise documental e levantamento de práticas pedagógicas implementadas pelo NEP, destacando-se os círculos restaurativos, rodas de conversa, mediação de conflitos e ações formativas com educadores, estudantes e famílias. Fundamentado nos princípios da Justiça Restaurativa, o trabalho explora como essas práticas promovem um ambiente educativo mais acolhedor, participativo e respeitoso, alinhado aos valores cristãos e ao compromisso da instituição com a formação integral de seus estudantes. Os resultados evidenciam que a integração entre espiritualidade, inovação pedagógica e fortalecimento dos vínculos interpessoais potencializa o desenvolvimento de competências socioemocionais e favorece a construção de relações mais saudáveis na escola. Além disso, o estudo demonstra que a atuação do NEP não apenas contribui para a resolução pacífica de conflitos, mas também fortalece a identidade institucional do Colégio Loyola, reafirmando seu compromisso com uma educação humanizadora, democrática e promotora de paz. A experiência do NEP configura-se, assim, como uma resposta eficaz e necessária aos desafios contemporâneos da convivência escolar.;
Palavras-chave Cultura de Paz; Educação Jesuíta; Formação integral; Justiça restaurativa;
Tipo TCC;
Data de defesa 2025-05-25;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13827;
Nivel Especialização;
Curso Educação Jesuíta: aprendizagem integral, sujeito e contemporaneidade;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística