Resumo |
Este artigo tem como objetivo analisar a atuação do Núcleo de Educação
para a Paz (NEP), iniciativa do Colégio Loyola criada em 2014, diante dos desafios
do enfrentamento ao bullying e da construção de uma cultura de paz no ambiente
escolar. A pesquisa utiliza abordagem qualitativa, com análise documental e
levantamento de práticas pedagógicas implementadas pelo NEP, destacando-se os
círculos restaurativos, rodas de conversa, mediação de conflitos e ações formativas
com educadores, estudantes e famílias. Fundamentado nos princípios da Justiça
Restaurativa, o trabalho explora como essas práticas promovem um ambiente
educativo mais acolhedor, participativo e respeitoso, alinhado aos valores cristãos e
ao compromisso da instituição com a formação integral de seus estudantes. Os
resultados evidenciam que a integração entre espiritualidade, inovação pedagógica
e fortalecimento dos vínculos interpessoais potencializa o desenvolvimento de
competências socioemocionais e favorece a construção de relações mais saudáveis
na escola. Além disso, o estudo demonstra que a atuação do NEP não apenas
contribui para a resolução pacífica de conflitos, mas também fortalece a identidade
institucional do Colégio Loyola, reafirmando seu compromisso com uma educação
humanizadora, democrática e promotora de paz. A experiência do NEP configura-se,
assim, como uma resposta eficaz e necessária aos desafios contemporâneos da
convivência escolar.; |