Mostrar el registro sencillo del ítem
metadataTrad.dc.contributor.author | Silva, Mateus de Jesus Figueiredo da; |
metadataTrad.dc.contributor.advisor | Espírito Santo, Paulo Roberto do; |
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3227121309455837; |
metadataTrad.dc.publisher | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
metadataTrad.dc.title | Pedagogia Inaciana, educação do campo e ecologia integral: caminhos de formação integral na Escola Família Agrícola Jaboticaba (EFAJ), em Quixabeira-Bahia; |
metadataTrad.dc.description.resumo | Este artigo socializa como as ideias da Pedagogia Inaciana, da Educação do Campo e, principalmente, da Ecologia Integral se unem nas atividades de ensino da Escola Família Agrícola de Jaboticaba (EFAJ), situada na região semiárida da Bahia, na cidade de Quixabeira. A pesquisa, tem uma abordagem qualitativa, procurou entender como a formação pessoal, espiritual e profissional dos estudantes é cultivada e reforçada através do método da Pedagogia da Alternância, da importância dada ao conhecimento local e de ações sustentáveis, com destaque para o reaproveitamento de águas cinzas usadas como atividade socioambiental de aprendizado. A base teórica se apoia nos princípios da Pedagogia Inaciana, na Carta Laudato Si’ e nas Diretrizes da Educação do Campo. A revisão dos documentos oficiais da EFAJ mostra que suas práticas de ensino estão muito ligadas à sustentabilidade, à justiça social e à consciência ecológica. A união entre crença, vida, cuidado com o planeta e o incentivo ao protagonismo dos jovens na área rural demonstra um jeito de educar e em sintonia com os desafios socioambientais atuais. Chegou-se à conclusão que a EFAJ representa um lugar de resistência, desenvolvimento do pensamento crítico e mudança social, ajudando a construir uma educação libertadora, sustentável e adaptada à realidade, baseada nos valores da ecologia integral e da espiritualidade inaciana.; |
metadataTrad.dc.subject | Ecologia integral; Pedagogia Inaciana; Sustentabilidade; |
metadataTrad.dc.type | TCC; |
metadataTrad.dc.date.issued | 2025-07-03; |
metadataTrad.dc.identifier.uri | http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13826; |
metadataTrad.dc.audience.educationLevel | Especialização; |
metadataTrad.dc.curso | Educação Jesuíta: aprendizagem integral, sujeito e contemporaneidade; |