Mostrar el registro sencillo del ítem
metadataTrad.dc.contributor.author | Teixeira, Mateus Barradas; |
metadataTrad.dc.contributor.advisor | Costa, Daianny Madalena; |
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7960706094337238; |
metadataTrad.dc.publisher | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
metadataTrad.dc.title | Uma resposta da Pedagogia Inaciana à Sociedade do Cansaço: a utilização dos smartphones em sala de aula; |
metadataTrad.dc.description.resumo | O presente artigo propõe uma resposta da Pedagogia Inaciana à chamada Sociedade do Cansaço, especialmente no contexto do uso excessivo de smartphones em ambiente escolar. Partindo da análise da Lei 15.100/25, que regula o uso de dispositivos eletrônicos em instituições educacionais, o texto investiga os impactos dessa legislação no Colégio Anchieta de Nova Friburgo. A partir das reflexões de Byung-Chul Han sobre a hiperprodutividade, a dispersão e a perda da experiência contemplativa, o artigo propõe que elementos estruturantes da pedagogia inaciana — como os Exercícios Espirituais, o Magis, a Cura Personalis e a Inovação Crítica — oferecem caminhos para resistir à lógica do desempenho, eminentemente caracterizada pelas lógicas fatigantes em que não se pode parar, pausar, concluir. A metodologia inclui análises documental e hermenêutica, articulando teoria crítica com estudo de caso. Conclui-se que a pedagogia inaciana é uma alternativa formativa para enfrentar os desafios impostos pela cultura digital e pela lógica neoliberal no ambiente escolar contemporâneo.; |
metadataTrad.dc.description.abstract | The present article proposes an Ignatian Pedagogy response to the so-called Society of Tiredness, especially in the context of excessive smartphone use in educational settings. Beginning with an analysis of Law 15.100/25, which regulates the use of electronic devices in educational institutions, the text investigates the impacts of this legislation on Colégio Anchieta in Nova Friburgo. Drawing on Byung-Chul Han’s reflections on hyperproductivity, distraction, and the loss of contemplative experience, the article arguesthat structuring elements of Ignatian pedagogy — such as the Spiritual Exercises, Magis, Cura Personalis, and Critical Innovation — offer pathways to resist the logic of performance, predominantly characterized by exhausting patterns in which there is no space to stop, pause, or conclude. The methodology includes documentary and hermeneutical analyses, articulating critical theory with a case study. It concludes that Ignatian pedagogy offers a formative alternative to confront the challenges imposed by digital culture and neoliberal logic in today’s educational environment.; |
metadataTrad.dc.subject | Pedagogia Inaciana; Sociedade do Cansaço; Smartphones; Educação contemporânea; Formação integral; Ignatian pedagogy; Burnout society; Contemporary education; Integral formation; |
metadataTrad.dc.type | TCC; |
metadataTrad.dc.date.issued | 2025-07-03; |
metadataTrad.dc.identifier.uri | http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13825; |
metadataTrad.dc.audience.educationLevel | Especialização; |
metadataTrad.dc.curso | Educação Jesuíta: aprendizagem integral, sujeito e contemporaneidade; |