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A espiritualidade inaciana como diferencial no acolhimento de alunos com necessidades especiais no setor de matrículas de um colégio da Rede Jesuíta de Educação

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metadataTrad.dc.contributor.author Martins, Mary Hellen;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Santos, Maria Margareth Rodrigues dos;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/2590763523532930;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.title A espiritualidade inaciana como diferencial no acolhimento de alunos com necessidades especiais no setor de matrículas de um colégio da Rede Jesuíta de Educação;
metadataTrad.dc.description.resumo Este artigo busca compreender como os princípios da espiritualidade inaciana podem contribuir para um acolhimento mais humano, sensível e inclusivo de estudantes com necessidades educacionais especiais, favorecendo o entendimento das famílias e a garantia de direitos, especialmente no momento do ingresso escolar. A partir da experiência do Colégio Medianeira, com foco no setor de matrículas, realizou-se uma pesquisa qualitativa que envolveu análise documental, observação participante e entrevistas semiestruturadas com profissionais da instituição. Os resultados apontam que valores como a cura personalis (cuidado individualizado) e o discernimento orientam práticas concretas de escuta atenta, respeito à singularidade e articulação entre diferentes setores da escola. No entanto, observou-se a importância de ampliar o programa de formação continuada contemplando os colaboradores do setor de matrículas em temas relacionados à inclusão. Tais ações reforçam a importância do primeiro contato como porta de entrada para uma trajetória escolar mais acolhedora e equitativa, onde as famílias se sintam verdadeiramente acolhidas e atendidas em suas necessidades. Conclui-se que o acolhimento, quando pautado na espiritualidade inaciana, pode gerar vínculos duradouros entre escola e família, fortalecendo uma cultura educativa que valoriza cada pessoa em sua totalidade.;
metadataTrad.dc.description.abstract This article aims to understand how the principles of Ignatian spirituality can contribute to a more humane, sensitive and inclusive reception of students with special educational needs, fostering family understanding and the guarantee of rights, especially during the school enrollment process. Based on the experience of Colégio Medianeira, with a focus on the admissions sector, a qualitative study was conducted involving document analysis, participant observation, and semi-structured interviews with school staff. The results indicate that values such as cura personalis (individualized care) and discernment guide concrete practices of attentive listening, respect for individuality, and collaboration among different school sectors. However, the study also highlights the importance of expanding continuing education programs to include admissions staff in topics related to inclusion. It is concluded that reception practices grounded in Ignatian spirituality can foster lasting bonds between school and families, strengthening an education culture that values each person in their entirety.;
metadataTrad.dc.subject Inclusão; Espiritualidade inaciana; Acolhimento escolar; Relação escola-família; Formação integral; Singularidade; Inclusion; Ignatian spirituality; School reception; School-family relationship; Integral formation;
metadataTrad.dc.type TCC;
metadataTrad.dc.date.issued 2025-06-18;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13824;
metadataTrad.dc.audience.educationLevel Especialização;
metadataTrad.dc.curso Educação Jesuíta: aprendizagem integral, sujeito e contemporaneidade;


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