Resumo |
O presente artigo tem como objetivo apresentar a atividade “Como me sinto
quando…” motivada pelo paradidático Pedro vira porco-espinho, de Janaina Tokitaka
(2017) e desenvolvida com os estudantes dos 3º anos do Ensino Fundamental do
Colégio dos Jesuítas, de Juiz de Fora/MG. Adotou-se como base para a apresentação
da atividade um relato de experiência demonstrando o quanto o desenvolvimento de
habilidades e competências relacionadas à dimensão socioemocional pode motivar
as crianças a manterem relações positivas consigo mesmo e com os outros,
enfrentando, de forma eficaz e adaptativa, as demandas de seu ambiente social por
meio de estratégias específicas que promovam o enfrentamento das adversidades, a
adaptação às mudanças e a demonstração da empatia. Considerando este panorama,
principalmente pós-pandemia, quando percebemos que as crianças chegavam nas
escolas muito inseguras, fragilizadas e agressivas, foram pensadas novas formas de
promover atividades que trabalhassem a gestão das emoções. A metodologia também
baseou-se em entrevistas com professores regentes e especialistas e pesquisa
bibliográfica. Saber gerenciar as emoções pode ser o elemento-chave para o
desenvolvimento integral dos estudantes. Assim, a gestão das emoções e o
Paradigma Pedagógico Inaciano nos ajudam no desenvolvimento autêntico como
pessoas competentes, conscientes, compassivas, comprometidas e criativas,
orientando o nosso caminhar e buscando responder aos desafios dos processos
educativos atuais em busca do Magis Inaciano.; |