RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

“Como me sinto quando...”: desenvolvimento de competências socioemocionais com os estudantes do 3° ano do Ensino Fundamental no Colégio dos Jesuítas/MG

Mostrar registro simples

Autor Martins, Maria Juliana Batista;
Orientador Waldow, Tatiane Ayala;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9806108444339362;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título “Como me sinto quando...”: desenvolvimento de competências socioemocionais com os estudantes do 3° ano do Ensino Fundamental no Colégio dos Jesuítas/MG;
Resumo O presente artigo tem como objetivo apresentar a atividade “Como me sinto quando…” motivada pelo paradidático Pedro vira porco-espinho, de Janaina Tokitaka (2017) e desenvolvida com os estudantes dos 3º anos do Ensino Fundamental do Colégio dos Jesuítas, de Juiz de Fora/MG. Adotou-se como base para a apresentação da atividade um relato de experiência demonstrando o quanto o desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas à dimensão socioemocional pode motivar as crianças a manterem relações positivas consigo mesmo e com os outros, enfrentando, de forma eficaz e adaptativa, as demandas de seu ambiente social por meio de estratégias específicas que promovam o enfrentamento das adversidades, a adaptação às mudanças e a demonstração da empatia. Considerando este panorama, principalmente pós-pandemia, quando percebemos que as crianças chegavam nas escolas muito inseguras, fragilizadas e agressivas, foram pensadas novas formas de promover atividades que trabalhassem a gestão das emoções. A metodologia também baseou-se em entrevistas com professores regentes e especialistas e pesquisa bibliográfica. Saber gerenciar as emoções pode ser o elemento-chave para o desenvolvimento integral dos estudantes. Assim, a gestão das emoções e o Paradigma Pedagógico Inaciano nos ajudam no desenvolvimento autêntico como pessoas competentes, conscientes, compassivas, comprometidas e criativas, orientando o nosso caminhar e buscando responder aos desafios dos processos educativos atuais em busca do Magis Inaciano.;
Palavras-chave Gestão de emoções; Educação integral; Educação socioemocional; Paradigma Pedagógico Inaciano; Magis Inaciano;
Tipo TCC;
Data de defesa 2025-07-01;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13823;
Nivel Especialização;
Curso Educação Jesuíta: aprendizagem integral, sujeito e contemporaneidade;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística