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O sujeito contemporâneo à luz da psicanálise e os impactos na formação integral diante de uma Educação Jesuítica

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Autor Castro, Karen Arrudas de;
Orientador Pinto, Vinícius Soares;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/0301759794396238;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título O sujeito contemporâneo à luz da psicanálise e os impactos na formação integral diante de uma Educação Jesuítica;
Resumo O presente artigo propõe uma reflexão sobre os impactos da Formação Integral, fundamentada na Educação Jesuítica, na constituição do sujeito contemporâneo, a partir de um olhar psicanalítico. Em um contexto social marcado pela lógica neoliberal, pela cultura da performance e pela fragmentação das relações, observa-se o crescente adoecimento psíquico de crianças, adolescentes e adultos. A partir de uma pesquisa bibliográfica e um estudo teórico-reflexivo, com abordagem qualitativa e interpretativa, o texto analisa como essas transformações afetam o desenvolvimento subjetivo dos indivíduos, utilizando autores como Freud, Lacan, Bauman, Birman, Han e Dunker para caracterizar os modos de sofrimento atuais. Para o aprofundamento do aspecto da Formação Integral, foram utilizados como base os principais documentos recentes norteadores da Companhia de Jesus e da Rede Jesuíta de Educação (RJE), que orientam práticas educativas comprometidas com o desenvolvimento humano pleno. A Educação Jesuítica, com seu olhar sensível e reflexivo, se apresenta como ferramenta potente para promover processos educativos humanizadores, capazes de desenvolver sujeitos conscientes, críticos e comprometidos com o bem comum. Conclui-se que a educação, para ser verdadeiramente transformadora, precisa reconhecer o sujeito em sua integralidade e promover espaços que acolham, escutem e deem sentido às experiências humanas.;
Abstract This article proposes a reflection on the impact of Integral Formation, grounded in Jesuit Education, on the constitution of the contemporary subject from a psychoanalytic perspective. In a social context marked by neoliberal logic, a culture of performance, and fragmented relationships, there is a growing prevalence of psychological distress among children, adolescents, and adults. Based on a bibliographic review and a theoretical-reflective study with a qualitative and interpretative approach, this article analyzes how these transformations affect individuals' subjective development. It draws on authors such as Freud, Lacan, Bauman, Birman, Han and Dunker to characterize contemporary forms of suffering. To deepen the discussion on Integral Formation, key guiding documents from the Society of Jesus and the Rede Jesuíta de Educação (RJE - Jesuit Education Network, Brazil) were used, which promote educational practices committed to comprehensive human development. Jesuit Education, with its reflective and compassionate approach, emerges as a powerful tool for fostering humanizing educational processes capable of shaping conscious, critical individuals committed to the common good. The study concludes that, for education to be truly transformative, it must recognize the subject in their entirety and promote spaces that welcome, listen to, and make sense of human experiences.;
Palavras-chave Psicanálise; Neoliberalismo; Educação; Formação integral; Educação jesuítica; Psychoanalysis; Neoliberalism; Education; Integral formation; Jesuit education;
Tipo TCC;
Data de defesa 2025-06-10;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13819;
Nivel Especialização;
Curso Educação Jesuíta: aprendizagem integral, sujeito e contemporaneidade;


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