RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

A arte de liderar com sentido: uma experiência inaciana no Colégio Anchieta de Nova Friburgo / RJ

Mostrar registro simples

Autor Ferreira, Juliana Silva;
Orientador Argollo, Juliana Rocha de;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7965647485339873;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título A arte de liderar com sentido: uma experiência inaciana no Colégio Anchieta de Nova Friburgo / RJ;
Resumo O artigo investiga a integração da Pedagogia Inaciana na formação de lideranças educacionais, a partir de um estudo de caso no Colégio Anchieta, localizado em Nova Friburgo/RJ. Fundamentado nos princípios espirituais e pedagógicos da tradição inaciana, o estudo busca compreender como essa abordagem pode ser aplicada à gestão institucional, promovendo uma liderança que una eficiência, ética e fidelidade à missão educativa da Companhia de Jesus. A análise recai sobre o Programa Docente Magis (PDM), concebido originalmente para a formação continuada de professores, mas que apresenta potencial para ser adaptado ao desenvolvimento de gestores e lideranças escolares. Embasado nos pilares da liderança jesuíta - autoconsciência, engenhosidade, amor e heroísmo - e nos valores da Pedagogia Inaciana, o programa enfatiza a formação integral, o discernimento, a escuta ativa e a corresponsabilidade como elementos estratégicos para a consolidação de uma cultura organizacional coerente com os valores institucionais. Por meio de uma metodologia mista, com coleta de dados quantitativos e qualitativos, a pesquisa examina percepções sobre a atuação das lideranças institucionais à luz da espiritualidade inaciana. Os resultados indicam que a ampliação do PDM para o público gestor pode fortalecer a identidade institucional, o senso de missão e a prática da cura personalis, favorecendo uma gestão orientada pelo cuidado, pela excelência e pelo serviço. Conclui-se que o desenvolvimento de lideranças ancorado na tradição inaciana é fundamental para uma gestão educativa transformadora, capaz de mobilizar vínculos humanos e colaborar efetivamente para o bem comum, reafirmando o papel estratégico da liderança na realização da missão jesuíta.;
Abstract This article investigates the integration of Ignatian Pedagogy in the development of educational leadership, using Colégio Anchieta, located in Nova Friburgo/RJ, as a case study. Grounded in the spiritual and pedagogical foundations of the Ignatian tradition, the study seeks to understand how this approach can be applied to institutional management, promoting a leadership model that combines efficiency, ethics, and commitment to the educational mission of the Society of Jesus. The analysis focuses on the Programa Docente Magis (PDM), originally designed for continuous teacher development, but which demonstrates significant potential to be adapted for training school leaders and administrators. Anchored in the Jesuit leadership pillars—self-awareness, ingenuity, love, and heroism—and the values of Ignatian Pedagogy, the program emphasizes integral formation, discernment, active listening, and shared responsibility as key elements for enhancing organizational culture and aligning leadership practices with institutional values. Using a mixed-methods approach, including both quantitative and qualitative data, the research examines perceptions of institutional leadership through the lens of Ignatian spirituality. The findings suggest that expanding the PDM to include leaders and administrators can strengthen institutional identity, a sense of mission, and the practice of cura personalis, fostering a culture of care, excellence, and service. The study concludes that leadership development rooted in the Ignatian tradition is essential for a transformative educational management model—one that builds human connections, inspires meaningful change, and contributes to the common good, reaffirming the strategic role of leadership in fulfilling the Jesuit educational mission.;
Palavras-chave Pedagogia Inaciana; Liderança educacional; Formação continuada; Espiritualidade; Formação integral; Ignatian Pedagogy; Continuing education; Spirituality; Holistic Education;
Tipo TCC;
Data de defesa 2025-06-09;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13818;
Nivel Especialização;
Curso Educação Jesuíta: aprendizagem integral, sujeito e contemporaneidade;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística