Autor |
Limoeiro, Juliana Macêdo; |
Orientador |
Santos, Maria Margareth Rodrigues dos; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/2590763523532930; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
A mediação escolar dos estagiários de psicologia e pedagogia: desafios e contribuições para a educação inclusiva no Colégio Antônio Vieira; |
Resumo |
O presente artigo tem como objetivo analisar o trabalho de mediação escolar
dos estagiários de contratados pelo Colégio Antônio Vieira para apoiar a educação dos
alunos com necessidades especiais. Foram evidenciados os desafios e contribuições do
trabalho destes profissionais no ambiente escolar, bem como foram propostas sugestões
para suprir as lacunas presentes na análise desse estudo, baseados na visão do Setor de
Gestão de Pessoas com apoio do Serviço de Orientação Educacional. A pesquisa foi
realizada através de dados qualitativos coletados por meio de entrevista semiestruturada,
pesquisa bibliográfica, artigos científicos, revistas virtuais e documentos da Rede Jesuíta
de Educação. Como desafios foram destacados a alta rotatividade e o tempo limitado de
estágio, a postura de grande parte dos estagiários da geração Z e a falta de formação
técnica específica, pontos que afetam a continuidade e eficácia do acompanhamento dos
alunos de inclusão. Como contribuição do trabalho desses, foram identificados: o apoio
exclusivo aos alunos com maior necessidade de suporte devido à possibilidade de
contratação em alta demanda; conteúdos atualizados e familiaridade com ferramentas
tecnológicas que auxiliam no processo educativo. Foram propostas estratégias de
melhoria alinhadas aos princípios da pedagogia inaciana, como a formação continuada
dos estagiários e demais profissionais de apoio, com foco no desenvolvimento de
competências socioemocionais, técnicas e no conhecimento sobre a geração Z; a
implementação de um relatório contínuo de acompanhamento dos alunos e a criação de
um núcleo de inclusão na escola, fortalecendo a colaboração entre os setores e
promovendo um ambiente escolar mais sustentável.; |
Palavras-chave |
Educação especial; Estagiário; Inclusão; Orientação educacional; Pedagogia inaciana; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2025-06-11; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13817; |
Nivel |
Especialização; |
Curso |
Educação Jesuíta: aprendizagem integral, sujeito e contemporaneidade; |