Autor |
Carrara, Juliana de Paula; |
Orientador |
Ghisleni, Ana Cristina; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/6448185346010413; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
O relacionamento institucional nos processos de captação: o diferencial do setor no Colégio São Luís (SP); |
Resumo |
Este estudo busca analisar a atuação do setor de Relacionamento Institucional do Colégio São Luís (CSL), com ênfase no processo de ingresso de novos alunos na instituição, demonstrando a importância de que essa área, assim como as outras, esteja pautada nos princípios da pedagogia inaciana. Para isso, este artigo descreve a articulação entre os documentos direcionadores da Rede Jesuíta de Educação (RJE) e as práticas do setor de Relacionamento Institucional do CSL, explicitando a identidade da pedagogia inaciana, as diretrizes da Rede para a gestão organizacional dos seus colégios e a perspectiva da Companhia de Jesus sobre os desafios trazidos pela relação entre Estado, fé e mercado. A partir dessa fundamentação teórica, os processos de ingresso do CSL são avaliados,
principalmente no que tange à captação e ao seu papel na sustentabilidade da missão
educativa do colégio. O processo de captação é apresentado a partir da sua estratégia
de oferecer às famílias – mais do que informação – uma experiência inaciana desde
o primeiro contato com o colégio, de modo que isso resulte em uma escolha
consciente pela entrada e pela permanência na instituição. Por fim, são apresentadas
as estratégias de leitura de dados e de promoção do engajamento das famílias e dos
estudantes como formas orgânicas de garantir a continuidade dos contratos e a
sustentabilidade financeira do colégio.; |
Palavras-chave |
Relacionamento institucional; Processo de ingresso; Captação; Sustentabilidade; Pedagogia inaciana; Gestão educacional; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2025-06-09; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13816; |
Nivel |
Especialização; |
Curso |
Educação Jesuíta: aprendizagem integral, sujeito e contemporaneidade; |