RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

O relacionamento institucional nos processos de captação: o diferencial do setor no Colégio São Luís (SP)

Mostrar registro simples

Autor Carrara, Juliana de Paula;
Orientador Ghisleni, Ana Cristina;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/6448185346010413;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título O relacionamento institucional nos processos de captação: o diferencial do setor no Colégio São Luís (SP);
Resumo Este estudo busca analisar a atuação do setor de Relacionamento Institucional do Colégio São Luís (CSL), com ênfase no processo de ingresso de novos alunos na instituição, demonstrando a importância de que essa área, assim como as outras, esteja pautada nos princípios da pedagogia inaciana. Para isso, este artigo descreve a articulação entre os documentos direcionadores da Rede Jesuíta de Educação (RJE) e as práticas do setor de Relacionamento Institucional do CSL, explicitando a identidade da pedagogia inaciana, as diretrizes da Rede para a gestão organizacional dos seus colégios e a perspectiva da Companhia de Jesus sobre os desafios trazidos pela relação entre Estado, fé e mercado. A partir dessa fundamentação teórica, os processos de ingresso do CSL são avaliados, principalmente no que tange à captação e ao seu papel na sustentabilidade da missão educativa do colégio. O processo de captação é apresentado a partir da sua estratégia de oferecer às famílias – mais do que informação – uma experiência inaciana desde o primeiro contato com o colégio, de modo que isso resulte em uma escolha consciente pela entrada e pela permanência na instituição. Por fim, são apresentadas as estratégias de leitura de dados e de promoção do engajamento das famílias e dos estudantes como formas orgânicas de garantir a continuidade dos contratos e a sustentabilidade financeira do colégio.;
Palavras-chave Relacionamento institucional; Processo de ingresso; Captação; Sustentabilidade; Pedagogia inaciana; Gestão educacional;
Tipo TCC;
Data de defesa 2025-06-09;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13816;
Nivel Especialização;
Curso Educação Jesuíta: aprendizagem integral, sujeito e contemporaneidade;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística