RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Liderança transformacional na educação básica jesuíta: diretrizes para a formação de educadores da segurança no Colégio Anchieta - RS

Mostrar registro simples

Autor Santos, José Ildo dos;
Orientador Quadrado, Alessandro França;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9905265794162924;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Liderança transformacional na educação básica jesuíta: diretrizes para a formação de educadores da segurança no Colégio Anchieta - RS;
Resumo Esta pesquisa teve como objetivo estruturar eixos e diretrizes gerais de ação para a elaboração de um plano de disseminação da concepção de liderança transformacional no contexto dos educadores da segurança do Colégio Anchieta – Rede Jesuíta de Educação – Porto Alegre. Para tanto, buscou-se fundamento no conceito de liderança com ênfase em liderança transformacional, a qual propõe uma participação colaborativa e a corresponsabilização em processos coletivos, orientando ações influentes no contexto institucional para além da simples atribuição de tarefas ou da lógica de comando e controle. Como metodologia de pesquisa, adotou-se uma abordagem qualiquantitativa, com base na produção de dados por meio de questionários aplicados aos educadores da segurança, além da realização de um grupo focal com integrantes da equipe diretiva do colégio, a fim de alcançar o objetivo central desta investigação. Como resultado, a partir da análise dos questionários e com a implementação de eixos e diretizes como rodas de conversa, mate papo, formações continuadas e um plano de ação eficaz, é possivel observar que contribuições de visão sistêmica e trabalhos articulados vem ao encontro do que representa um modelo de liderança transformacional: identificação, engajamento, disponibilidade.;
Abstract This research aimed to structure key axes and general action guidelines for developing a dissemination plan of the transformational leadership model among security educators at Colégio Anchieta – Jesuit Education Network – Porto Alegre. Grounded in the concept of leadership, with emphasis on transformational leadership, the study highlights collaborative participation and shared responsibility in collective processes, promoting influential actions beyond mere task assignment or commandand-control logic. A mixed-methods approach was adopted, combining quantitative and qualitative data collection through questionnaires administered to security educators and a focus group conducted with the school’s leadership team. The findings suggest that, through structured actions such as discussion circles, informal dialogue sessions ("mate papo"), and ongoing professional development, it is possible to foster systemic thinking and coordinated work. These initiatives align with the transformational leadership model by encouraging identification, engagement, and availability among team members.;
Palavras-chave Educadores da segurança; Liderança; Liderança transformacional; Security educators; Leadership; Transformational leadership;
Tipo TCC;
Data de defesa 2025-06-25;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13815;
Nivel Especialização;
Curso Educação Jesuíta: aprendizagem integral, sujeito e contemporaneidade;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística