Autor |
Morais, João Philipe Spinelli; |
Orientador |
Espírito Santo, Paulo Roberto do; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/3227121309455837; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
Plataformização e gestão educacional: potencialidades e desafios éticos na perspectiva inaciana; |
Resumo |
Este trabalho analisa a integração de tecnologias educacionais na gestão pedagógica do Colégio dos Jesuítas, em Juiz de Fora, instituição pertencente à Rede Jesuíta de Educação. Considerando o contexto pós-pandêmico e os impactos da plataformização e da dataficação na educação, a pesquisa investiga como plataformas digitais, como o BI Análise Interna e o BI Análise PISM, têm sido utilizadas para qualificar o acompanhamento pedagógico individualizado no Ensino Médio. O objetivo do estudo é compreender de que modo essas plataformas digitais contribuem para o acompanhamento sistemático e para a análise da trajetória acadêmica dos estudantes do Ensino Médio. A metodologia adotada é qualitativa, com base em análise documental e estudo de caso, considerando a observação das práticas escolares e referenciais teóricos sobre educação jesuítica, ética educacional e tecnologias digitais. Os resultados apontam para a valorização da personalização do acompanhamento, o aprofundamento do diálogo entre inovação e formação integral e os desafios éticos relacionados ao uso intensivo de dados a luz da Pedagogia Inaciana.; |
Abstract |
This study analyzes the integration of educational technologies into the pedagogical management of Colégio dos Jesuítas, in Juiz de Fora, an institution that is part of the Jesuit Education Network. Considering the post-pandemic context and the impacts of platformization and datafication in education, the research investigates how digital platforms—such as the BI Análise Interna and the BI Análise PISM, have been used to enhance individualized pedagogical monitoring in high school. The objective of this study is to understand how these digital platforms contribute to the systematic monitoring and analysis of students' academic trajectories in high school. The adopted methodology is
qualitative, based on document analysis and a case study approach, considering the observation of school practices and theoretical references on Jesuit education, educational ethics, and digital technologies. The results highlight the importance of personalized student monitoring, the deepening of dialogue between innovation and integral formation, and the ethical challenges related to the intensive use of data in the light of Ignatian Pedagogy.; |
Palavras-chave |
Datificação; Educação; Gestão educacional; Plataformização; Pedagogia Inaciana; Datafication; Education; Educational management; Ignatian pedagogy; Platformization; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2025-07-03; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13814; |
Nivel |
Especialização; |
Curso |
Educação Jesuíta: aprendizagem integral, sujeito e contemporaneidade; |