RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Pedagogia inaciana e os desafios da gestão educacional: formação e práticas para a convivência escolar

Mostrar registro simples

Autor Dias, Jardeli Oliveira;
Orientador Waldow, Tatiane Ayala;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9806108444339362;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Pedagogia inaciana e os desafios da gestão educacional: formação e práticas para a convivência escolar;
Resumo Este artigo propõe uma reflexão sobre a contribuição da pedagogia inaciana na gestão escolar em tempos desafiadores. O que motivou para a realização de uma formação realizada com os Assistentes Educacionais do Ensino Fundamental I do Colégio Anchieta, em Porto Alegre, buscando promover o reconhecimento da missão formativa desses profissionais, fortalecer práticas de convivência escolar e estimular o discernimento ético diante de conflitos e desafios cotidianos. A metodologia aplicada, de natureza qualitativa e participativa, foi inspirada nos cinco elementos da pedagogia inaciana — contexto, experiência, reflexão, ação e avaliação, oferecendo subsídios para uma gestão mais humanizada, corresponsável e alinhada aos valores da educação jesuítica.;
Palavras-chave Pedagogia inaciana; Gestão educacional; Educação jesuítica; Convivência escolar; Formação integral;
Tipo TCC;
Data de defesa 2025-06-26;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13812;
Nivel Especialização;
Curso Educação Jesuíta: aprendizagem integral, sujeito e contemporaneidade;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística