| Autor | Schütz, Irineu Juarez; |
| Orientador | Paula, Jorge Luiz de; |
| Lattes do orientador | http://lattes.cnpq.br/4745619590498155; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
| Título | Espiritualidade inaciana na educação infantil; |
| Resumo | Na perspectiva de identificar a importância da dimensão espiritual na primeira infância, de modo especial na educação infantil, esta pesquisa propõe uma abordagem sobre a espiritualidade inaciana presente nas escolas da Companhia de Jesus. Para tanto, apresenta suas especificidades dentro da dimensão espiritualreligiosa como também a caracterização da educação infantil, destacando a faixa etária dos 3 aos 5 anos, que, neste trabalho, representa especificamente as crianças da Educação Infantil do Colégio Anchieta de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. A partir de uma revisão bibliográfica e documental, foram observadas as contribuições que a prática da espiritualidade inaciana pode apresentar nesta faixa etária.; |
| Abstract | Desde la perspectiva de identificar la importancia de la dimensión espiritual en la primera infancia, especialmente en la educación infantil, esta investigación propone un enfoque sobre la sobre la espiritualidad ignaciana presente en las escuelas de la Compañía de Jesús. Para ello, presenta sus especificidades dentro de la dimensión espiritual-religiosa así como la caracterización de la educación inicial, destacando el rango de edad de 3 a 5 años, quienes, en este trabajo, representa específicamente a los niños de la Educación Inicial en el Colegio Anchieta de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. A partir de una revisión bibliográfica y documental, se observaron los aportes que la práctica de la espiritualidad ignaciana puede presentar en este grupo etario.; |
| Palavras-chave | Educação infantil; Espiritualidade inaciana; Infância; Educación inicial; Espiritualidad ignaciana; Niñez; |
| Tipo | TCC; |
| Data de defesa | 2025-05-21; |
| URI | http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13811; |
| Nivel | Especialização; |
| Curso | Educação Jesuíta: aprendizagem integral, sujeito e contemporaneidade; |