Autor |
Schütz, Irineu Juarez; |
Orientador |
Paula, Jorge Luiz de; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/4745619590498155; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
Espiritualidade inaciana na educação infantil; |
Resumo |
Na perspectiva de identificar a importância da dimensão espiritual na
primeira infância, de modo especial na educação infantil, esta pesquisa propõe uma
abordagem sobre a espiritualidade inaciana presente nas escolas da Companhia de
Jesus. Para tanto, apresenta suas especificidades dentro da dimensão espiritualreligiosa como também a caracterização da educação infantil, destacando a faixa
etária dos 3 aos 5 anos, que, neste trabalho, representa especificamente as crianças
da Educação Infantil do Colégio Anchieta de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. A partir
de uma revisão bibliográfica e documental, foram observadas as contribuições que a
prática da espiritualidade inaciana pode apresentar nesta faixa etária.; |
Abstract |
Desde la perspectiva de identificar la importancia de la dimensión espiritual
en la primera infancia, especialmente en la educación infantil, esta investigación
propone un enfoque sobre la sobre la espiritualidad ignaciana presente en las
escuelas de la Compañía de Jesús. Para ello, presenta sus especificidades dentro de
la dimensión espiritual-religiosa así como la caracterización de la educación inicial,
destacando el rango de edad de 3 a 5 años, quienes, en este trabajo, representa
específicamente a los niños de la Educación Inicial en el Colegio Anchieta de Porto
Alegre, Rio Grande do Sul. A partir de una revisión bibliográfica y documental, se
observaron los aportes que la práctica de la espiritualidad ignaciana puede presentar
en este grupo etario.; |
Palavras-chave |
Educação infantil; Espiritualidade inaciana; Infância; Educación inicial; Espiritualidad ignaciana; Niñez; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2025-05-21; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13811; |
Nivel |
Especialização; |
Curso |
Educação Jesuíta: aprendizagem integral, sujeito e contemporaneidade; |