RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

A influência dos exercícios espirituais de Santo Inácio na formação continuada de educadores

Mostrar registro simples

Autor Santos, Graziela Mercedes dos;
Orientador Bichels, Águeda;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8470809745441311;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título A influência dos exercícios espirituais de Santo Inácio na formação continuada de educadores;
Resumo Esta pesquisa analisa como a prática dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio pode ser uma experiência que impacta diretamente no desenvolvimento integral dos educadores, refletindo positivamente em sua formação, prática pedagógica e bem-estar emocional dentro do ambiente escolar, refletindo na sua vida pessoal. A fundamentação teórica discute os fundamentos dos Exercícios Espirituais, a pedagogia inaciana e a formação integral do educador à luz dos valores da Companhia de Jesus, com base em autores como Klein, Loyola, Bauman. Também são abordadas as contribuições da Rede Jesuíta de Educação e o papel transformador da espiritualidade na prática docente. A pesquisa, de abordagem mista, foi realizada com 28 educadores do Colégio Catarinense, revelando que a maioria reconhece efeitos positivos dos Exercícios na prática pedagógica, tornandoas mais eficazes e humanizadas, em consonância com a Pedagogia Inaciana e os desafios contemporâneos. Também foram observados benefícios na vida pessoal, incluindo aumento da resiliência emocional e melhor equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Os dados reforçam que os Exercícios Espirituais são uma ferramenta formativa relevante, alinhada à Pedagogia Inaciana, contribuindo para uma atuação docente mais humana e consciente. Os participantes sugerem ampliar a oferta e criar espaços de partilha, integrando essa experiência de forma mais contínua à rotina escolar. Embora os resultados indiquem benefícios significativos, o estudo também identifica obstáculos à implementação, como a escassez de tempo, resistência a práticas que exigem maior profundidade espiritual e necessidade de formação específica para a integração dos Exercícios Espirituais no processo formativo.;
Abstract This research examines how practicing the Spiritual Exercises of Saint Ignatius can directly impact the integral development of educators, positively impacting their training, pedagogical practice, and emotional well-being within the school environment, as well as their personal lives. The theoretical framework discusses the foundations of the Spiritual Exercises, Ignatian pedagogy, and the integral formation of educators in light of the values of the Society of Jesus, drawing on authors such as Klein, Loyola, and Bauman. The contributions of the Jesuit Education Network and the transformative role of spirituality in teaching practice are also discussed. The mixed-methods study was conducted with 28 educators from Colégio Catarinense, revealing that most recognize the positive effects of the Spiritual Exercises on their teaching practices, making them more effective and humane, in line with Ignatian Pedagogy and contemporary challenges. Personal benefits were also observed, including increased emotional resilience and a better work-life balance. The data reinforce that the Spiritual Exercises are a relevant training tool, aligned with Ignatian Pedagogy, contributing to a more humane and conscious teaching practice. Participants suggest expanding the offerings and creating spaces for sharing, integrating this experience more continuously into the school routine. Although the results indicate significant benefits, the study also identifies obstacles to implementation, such as lack of time, resistance to practices that require greater spiritual depth, and the need for specific training to integrate the Spiritual Exercises into the educational process.;
Palavras-chave Exercícios espirituais; Formação de educadores; Pedagogia inaciana; Desenvolvimento pessoal e profissional; Spiritual exercises; Teacher training; Ignatian pedagogy; Personal and professional development;
Tipo TCC;
Data de defesa 2025-06-15;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13810;
Nivel Especialização;
Curso Educação Jesuíta: aprendizagem integral, sujeito e contemporaneidade;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística