| Autor | Schiavi, Giulia Milanez Peña; |
| Orientador | Paula, Jorge Luiz de; |
| Lattes do orientador | http://lattes.cnpq.br/4745619590498155; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
| Título | Arte na Pedagogia Inaciana: uma reflexão do ensino da dança na perspectiva da Educação Integral; |
| Resumo | O presente artigo objetivou apresentar percepções da educação em dança em contextos de educação básica buscando relações com a Educação Integral na perspectiva da Pedagogia Inaciana. A discussão foi fomentada a partir do conceito das 8 dimensões para a formação integral do sujeito, sugerida pela educação jesuíta (cognitiva, espiritual, afetivo-emocional, corporal, comunicativa, ética, sociopolítica e estética). A pesquisa, de caráter qualitativo, explorou conceitos e autores que abordam dança, educação e corpo, buscando relações e justificativas para as práticas artísticas como fundamentais na formação integral do sujeito. Para exemplificar, foi contextualizado o ensino da dança no contexto curricular e de formação complementar do Colégio Anchieta de Porto Alegre.; |
| Palavras-chave | Formação integral; Ensino da dança; Corpo; Educação Jesuíta; |
| Tipo | TCC; |
| Data de defesa | 2025-05-23; |
| URI | http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13809; |
| Nivel | Especialização; |
| Curso | Educação Jesuíta: aprendizagem integral, sujeito e contemporaneidade; |