Autor |
Schiavi, Giulia Milanez Peña; |
Orientador |
Paula, Jorge Luiz de; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/4745619590498155; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
Arte na Pedagogia Inaciana: uma reflexão do ensino da dança na perspectiva da Educação Integral; |
Resumo |
O presente artigo objetivou apresentar percepções da educação em dança
em contextos de educação básica buscando relações com a Educação Integral na
perspectiva da Pedagogia Inaciana. A discussão foi fomentada a partir do conceito
das 8 dimensões para a formação integral do sujeito, sugerida pela educação jesuíta
(cognitiva, espiritual, afetivo-emocional, corporal, comunicativa, ética, sociopolítica e
estética). A pesquisa, de caráter qualitativo, explorou conceitos e autores que abordam
dança, educação e corpo, buscando relações e justificativas para as práticas artísticas
como fundamentais na formação integral do sujeito. Para exemplificar, foi
contextualizado o ensino da dança no contexto curricular e de formação complementar
do Colégio Anchieta de Porto Alegre.; |
Palavras-chave |
Formação integral; Ensino da dança; Corpo; Educação Jesuíta; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2025-05-23; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13809; |
Nivel |
Especialização; |
Curso |
Educação Jesuíta: aprendizagem integral, sujeito e contemporaneidade; |