RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Arte na Pedagogia Inaciana: uma reflexão do ensino da dança na perspectiva da Educação Integral

Mostrar registro simples

Autor Schiavi, Giulia Milanez Peña;
Orientador Paula, Jorge Luiz de;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/4745619590498155;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Arte na Pedagogia Inaciana: uma reflexão do ensino da dança na perspectiva da Educação Integral;
Resumo O presente artigo objetivou apresentar percepções da educação em dança em contextos de educação básica buscando relações com a Educação Integral na perspectiva da Pedagogia Inaciana. A discussão foi fomentada a partir do conceito das 8 dimensões para a formação integral do sujeito, sugerida pela educação jesuíta (cognitiva, espiritual, afetivo-emocional, corporal, comunicativa, ética, sociopolítica e estética). A pesquisa, de caráter qualitativo, explorou conceitos e autores que abordam dança, educação e corpo, buscando relações e justificativas para as práticas artísticas como fundamentais na formação integral do sujeito. Para exemplificar, foi contextualizado o ensino da dança no contexto curricular e de formação complementar do Colégio Anchieta de Porto Alegre.;
Palavras-chave Formação integral; Ensino da dança; Corpo; Educação Jesuíta;
Tipo TCC;
Data de defesa 2025-05-23;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13809;
Nivel Especialização;
Curso Educação Jesuíta: aprendizagem integral, sujeito e contemporaneidade;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística