RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Arte na Pedagogia Inaciana: uma reflexão do ensino da dança na perspectiva da Educação Integral

Mi

Mostrar el registro sencillo del ítem

metadataTrad.dc.contributor.author Schiavi, Giulia Milanez Peña;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Paula, Jorge Luiz de;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/4745619590498155;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.title Arte na Pedagogia Inaciana: uma reflexão do ensino da dança na perspectiva da Educação Integral;
metadataTrad.dc.description.resumo O presente artigo objetivou apresentar percepções da educação em dança em contextos de educação básica buscando relações com a Educação Integral na perspectiva da Pedagogia Inaciana. A discussão foi fomentada a partir do conceito das 8 dimensões para a formação integral do sujeito, sugerida pela educação jesuíta (cognitiva, espiritual, afetivo-emocional, corporal, comunicativa, ética, sociopolítica e estética). A pesquisa, de caráter qualitativo, explorou conceitos e autores que abordam dança, educação e corpo, buscando relações e justificativas para as práticas artísticas como fundamentais na formação integral do sujeito. Para exemplificar, foi contextualizado o ensino da dança no contexto curricular e de formação complementar do Colégio Anchieta de Porto Alegre.;
metadataTrad.dc.subject Formação integral; Ensino da dança; Corpo; Educação Jesuíta;
metadataTrad.dc.type TCC;
metadataTrad.dc.date.issued 2025-05-23;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13809;
metadataTrad.dc.audience.educationLevel Especialização;
metadataTrad.dc.curso Educação Jesuíta: aprendizagem integral, sujeito e contemporaneidade;


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar

Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta

Estadísticas