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Educação jesuíta face à educação bancária: aproximações entre Santo Inácio de Loyola e Paulo Freire

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Autor Teixeira, Gabriel Silva de Araujo;
Orientador Trigueiro, Danieli de Sousa;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5427155262416903;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Educação jesuíta face à educação bancária: aproximações entre Santo Inácio de Loyola e Paulo Freire;
Resumo Este artigo investiga as aproximações entre a pedagogia inaciana, fundamentada nos princípios de Santo Inácio de Loyola, e a pedagogia freireana, formulada por Paulo Freire, a partir de uma crítica comum à mercantilização da educação e ao modelo da educação bancária. A pesquisa utiliza abordagem bibliográfica e estudo teórico-reflexivo para mapear como ambas as tradições, embora oriundas de contextos históricos e epistemológicos distintos, convergem na defesa de uma educação humanizadora, dialógica e transformadora. Inicialmente, o trabalho explora os fundamentos da educação jesuíta, destacando a centralidade da formação integral, do discernimento e do compromisso com a justiça social. Em seguida, são retomados os principais conceitos de Paulo Freire, especialmente a crítica ao ensino autoritário e mecanizado que reduz o aluno a mero receptor passivo de conteúdos. Na sequência, realiza-se uma análise de documentos recentes da Rede Jesuíta de Educação, identificando como a palavra “mercado” aparece nos textos e apontando as críticas institucionais à lógica neoliberal e performativa que invade o campo educacional. O estudo demonstra que, apesar das afinidades entre as pedagogias analisadas, existem diferenças quanto à intensidade e à contundência das críticas ao neoliberalismo, sugerindo que a pedagogia inaciana, enquanto proposta institucional, enfrenta desafios particulares para manter-se fiel à sua missão transformadora em um ambiente educacional altamente competitivo. Por fim, propõe-se a ampliação das análises para além dos documentos oficiais, escutando as práticas e percepções dos sujeitos escolares que vivenciam essas tensões cotidianamente.;
Palavras-chave Educação Jesuíta; Paulo Freire; Educação bancária; Neoliberalismo;
Tipo TCC;
Data de defesa 2025-07-04;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13808;
Nivel Especialização;
Curso Educação Jesuíta: aprendizagem integral, sujeito e contemporaneidade;


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