Resumo |
A presente pesquisa tem como objetivo refletir sobre como a cultura digital está integrada aos princípios e valores inacianos, cuja finalidade é promover uma aprendizagem significativa e relevante frente aos desafios do século XXI, especialmente quando articulada à proposta da Educação Jesuíta. Inicialmente, são abordadas as especificidades da cultura digital no contexto educacional, considerando seus impactos nas formas de ensinar e aprender. Em seguida, destacam-se os fundamentos da Pedagogia Inaciana, cuja proposta valoriza a formação integral do sujeito, o discernimento crítico, a excelência humana e acadêmica, o cuidado com o outro e o compromisso com a transformação social. A pesquisa propõe um paralelo entre inovação pedagógica e Pedagogia Inaciana, ressaltando a importância da interação entre os sujeitos. O estudo, de natureza bibliográfica, foi desenvolvido a partir da leitura de livros, artigos acadêmicos e documentos oficiais, que forneceram embasamento teórico consistente e atual para a discussão proposta. Ao final, evidencia-se que a tecnologia, quando integrada de forma ética, crítica e intencional, podem potencializar a prática pedagógica alinhada à missão da Educação Jesuíta. Longe de ser um fim em si mesma, a cultura digital torna-se meio para promover uma formação integral, conectada com a realidade dos estudantes e capaz de prepará-los para atuar com consciência, responsabilidade e solidariedade em um mundo em constante transformação.; |