RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

A cultura digital e a transformação da educação: aprendizagens e desafios no contexto escolar

Mostrar registro simples

Autor Paiva, Fernanda Kelly Neto de Souza;
Orientador Trigueiro, Danieli de Sousa;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5427155262416903;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título A cultura digital e a transformação da educação: aprendizagens e desafios no contexto escolar;
Resumo A presente pesquisa tem como objetivo refletir sobre como a cultura digital está integrada aos princípios e valores inacianos, cuja finalidade é promover uma aprendizagem significativa e relevante frente aos desafios do século XXI, especialmente quando articulada à proposta da Educação Jesuíta. Inicialmente, são abordadas as especificidades da cultura digital no contexto educacional, considerando seus impactos nas formas de ensinar e aprender. Em seguida, destacam-se os fundamentos da Pedagogia Inaciana, cuja proposta valoriza a formação integral do sujeito, o discernimento crítico, a excelência humana e acadêmica, o cuidado com o outro e o compromisso com a transformação social. A pesquisa propõe um paralelo entre inovação pedagógica e Pedagogia Inaciana, ressaltando a importância da interação entre os sujeitos. O estudo, de natureza bibliográfica, foi desenvolvido a partir da leitura de livros, artigos acadêmicos e documentos oficiais, que forneceram embasamento teórico consistente e atual para a discussão proposta. Ao final, evidencia-se que a tecnologia, quando integrada de forma ética, crítica e intencional, podem potencializar a prática pedagógica alinhada à missão da Educação Jesuíta. Longe de ser um fim em si mesma, a cultura digital torna-se meio para promover uma formação integral, conectada com a realidade dos estudantes e capaz de prepará-los para atuar com consciência, responsabilidade e solidariedade em um mundo em constante transformação.;
Palavras-chave Pedagogia Inaciana; Cultura digital; Educação; Formação integral; Aprendizagem significativa;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2025-07-15;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13806;
Nivel Especialização;
Curso Educação Jesuíta: aprendizagem integral, sujeito e contemporaneidade;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística