RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Desenvolvimento socioemocional no ensino médio noturno do colégio São Luís – SP: práticas e reflexões

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Martins, Fabiana Aparecida;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Lopes, Eduardo Abranches Silva;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/4427671860032534;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.title Desenvolvimento socioemocional no ensino médio noturno do colégio São Luís – SP: práticas e reflexões;
metadataTrad.dc.description.resumo Este artigo investiga como a Pedagogia Inaciana contribui para o desenvolvimento socioemocional dos estudantes do Ensino Médio Noturno do Colégio São Luís, em São Paulo, buscando promover formação integral e bem-estar emocional. O objetivo geral foi verificar os progressos na dimensão socioemocional, identificando desafios enfrentados, estratégias pedagógicas adotadas e impactos observados ao final do ciclo escolar. A pesquisa qualitativa analisou práticas pedagógicas e reuniu percepções de docentes, orientador e coordenador sobre os efeitos dessas intervenções. Os resultados mostram que muitos estudantes ingressam no Ensino Médio com baixo autoconhecimento e inseguranças, agravadas por vulnerabilidades socioeconômicas. No entanto, práticas inspiradas na Pedagogia Inaciana — que unem reflexão crítica, empatia e ação — promovem avanços significativos, fortalecendo a confiança, a resiliência e o compromisso com projetos de vida. Apesar dos progressos, uma parcela de estudantes enfrenta dificuldades emocionais mais profundas, exigindo estratégias personalizadas e apoio ampliado. Conclui-se que as práticas socioemocionais adotadas têm impacto relevante na formação integral, preparando os jovens para desafios acadêmicos, profissionais e sociais, e ressaltam a necessidade de aprimorar continuamente as intervenções para atender a diferentes necessidades.;
metadataTrad.dc.subject Pedagogia Inaciana; Educação socioemocional; Formação integral; Ensino Médio Noturno; Adolescentes;
metadataTrad.dc.type TCC;
metadataTrad.dc.date.issued 2025-05-26;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13805;
metadataTrad.dc.audience.educationLevel Especialização;
metadataTrad.dc.curso Educação Jesuíta: aprendizagem integral, sujeito e contemporaneidade;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics