RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

A influência da estrutura física na implementação da pedagogia inaciana no colégio São Luís

Mostrar registro simples

Autor Visentainer, Emerson;
Orientador Fortunato, Mauro Sabino;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/0912829130282751;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título A influência da estrutura física na implementação da pedagogia inaciana no colégio São Luís;
Resumo Este estudo examina a influência da estrutura física na implementação da Pedagogia Inaciana no Colégio São Luís, em São Paulo. A Pedagogia Inaciana valoriza a formação integral do aluno, desenvolvendo-o em três dimensões de aprendizagem que, juntas, abrangem o estudante por inteiro: a cognitiva, a socioemocional e a espiritual-religiosa. Academicamente, incentiva a excelência, promovendo o desenvolvimento intelectual e o pensamento crítico. Nos aspectos humanos, foca no desenvolvimento pessoal, promovendo habilidades como empatia, liderança e trabalho em equipe, além de encorajar a educação para a justiça e ensinar valores morais e éticos. Espiritualmente, promove a reflexão pessoal e espiritual, integrando princípios como a busca pelo magis e incentivando o serviço aos outros. O objetivo geral deste estudo é investigar como a estrutura física das instituições de ensino inacianas influencia a eficácia da Pedagogia Inaciana na formação integral dos alunos. A hipótese central é que uma infraestrutura escolar adequada facilita a adoção dos princípios pedagógicos inacianos, promovendo um ambiente propício ao desenvolvimento integral dos estudantes. Para fundamentar esta pesquisa, foram consultados os referenciais teóricos que abordam a relação entre infraestrutura escolar e qualidade na educação, incluindo o Centro de Referência de Educação Integral (2019), que destaca a importância de ambientes escolares seguros, confortáveis, limpos, acessíveis, convidativos e estimulantes para o desempenho acadêmico dos estudantes. Além disso, foram investigados estudos que descrevem a influência de fatores como salas de aula flexíveis, bem iluminadas e ventiladas, com móveis confortáveis e recursos tecnológicos modernos, na facilitação do aprendizado e na promoção da interação social e da aprendizagem prática. A metodologia aplicada abrangeu pesquisa bibliográfica e análise de imagens, sites e textos, com o objetivo de demonstrar exemplos de arquitetura escolar que favorecem a implementação da Pedagogia Inaciana. Este estudo oferece uma análise pertinente para educadores, gestores e arquitetos escolares sobre a criação de espaços educativos que favoreçam a proposta pedagógica de uma instituição de ensino da Companhia de Jesus.;
Palavras-chave Arquitetura escolar; Espaços educativos; Infraestrutura escolar; Interação aluno-ambiente;
Tipo TCC;
Data de defesa 2025-06-24;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13804;
Nivel Especialização;
Curso Educação Jesuíta: aprendizagem integral, sujeito e contemporaneidade;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística