Resumo |
Este estudo examina a influência da estrutura física na implementação da
Pedagogia Inaciana no Colégio São Luís, em São Paulo. A Pedagogia Inaciana
valoriza a formação integral do aluno, desenvolvendo-o em três dimensões de
aprendizagem que, juntas, abrangem o estudante por inteiro: a cognitiva, a
socioemocional e a espiritual-religiosa. Academicamente, incentiva a excelência,
promovendo o desenvolvimento intelectual e o pensamento crítico. Nos aspectos
humanos, foca no desenvolvimento pessoal, promovendo habilidades como empatia,
liderança e trabalho em equipe, além de encorajar a educação para a justiça e
ensinar valores morais e éticos. Espiritualmente, promove a reflexão pessoal e
espiritual, integrando princípios como a busca pelo magis e incentivando o serviço
aos outros. O objetivo geral deste estudo é investigar como a estrutura física das
instituições de ensino inacianas influencia a eficácia da Pedagogia Inaciana na
formação integral dos alunos. A hipótese central é que uma infraestrutura escolar
adequada facilita a adoção dos princípios pedagógicos inacianos, promovendo um
ambiente propício ao desenvolvimento integral dos estudantes. Para fundamentar esta pesquisa, foram consultados os referenciais teóricos que abordam a relação entre infraestrutura escolar e qualidade na educação, incluindo o Centro de Referência de Educação Integral (2019), que destaca a importância de ambientes escolares seguros, confortáveis, limpos, acessíveis, convidativos e estimulantes para o desempenho acadêmico dos estudantes. Além disso, foram investigados estudos que descrevem a influência de fatores como salas de aula flexíveis, bem iluminadas e ventiladas, com móveis confortáveis e recursos tecnológicos modernos, na facilitação do aprendizado e na promoção da interação social e da aprendizagem prática. A metodologia aplicada abrangeu pesquisa bibliográfica e análise de imagens, sites e textos, com o objetivo de demonstrar exemplos de arquitetura escolar que favorecem a implementação da Pedagogia Inaciana. Este estudo oferece uma análise pertinente para educadores, gestores e arquitetos escolares sobre a criação de espaços educativos que favoreçam a proposta pedagógica de uma instituição de ensino da Companhia de Jesus.; |