| Autor | Guaralde, Elaine Machado da Silva; |
| Orientador | Alves, Isa Mara da Rosa; |
| Lattes do orientador | http://lattes.cnpq.br/4118926626764248; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
| Título | Ecopedagogia e paradigma pedagógico inaciano: construindo cidadania planetária em Ambientes Facilitadores e Aprendizagem (AFA); |
| Resumo | Este Trabalho de Conclusão de Curso investiga como a integração entre a Ecopedagogia e o Paradigma Pedagógico Inaciano (PPI) pode contribuir para a formação da cidadania planetária em Ambientes Facilitadores de Aprendizagem (AFA) no contexto escolar. Motivado pela urgência de uma educação comprometida com os desafios socioambientais contemporâneos, o estudo teve como objetivo principal analisar práticas pedagógicas que favoreçam a construção de sujeitos críticos, éticos e comprometidos com a sustentabilidade. A pesquisa, de abordagem qualitativa, contou com a escuta de professores de diferentes segmentos do Colégio Anchieta de Nova Friburgo, por meio de entrevistas e aplicação de questionários. Os resultados revelam que, embora haja reconhecimento do potencial educativo dos espaços ecológicos da escola, ainda há lacunas quanto à intencionalidade pedagógica e à articulação entre currículo e sustentabilidade. A fundamentação teórica apoia-se em autores como Gutiérrez e Prado, Paulo Freire, Edgar Morin, Maria Cândida Moraes e nas diretrizes da Companhia de Jesus, especialmente o Paradigma Pedagógico Inaciano. Conclui-se que a construção de currículos em movimento, fundamentados em princípios ecopedagógicos e inacianos, pode promover uma formação integral orientada para a ética do cuidado, a justiça socioambiental e o bem viver.; |
| Palavras-chave | Ecopedagogia; Paradigma Pedagógico Inaciano; Cidadania planetária; Sustentabilidade; Ambientes facilitadores de aprendizagem; |
| Tipo | TCC; |
| Data de defesa | 2025-06-16; |
| URI | http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13803; |
| Nivel | Especialização; |
| Curso | Educação Jesuíta: aprendizagem integral, sujeito e contemporaneidade; |