Autor |
Guaralde, Elaine Machado da Silva; |
Orientador |
Alves, Isa Mara da Rosa; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/4118926626764248; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
Ecopedagogia e paradigma pedagógico inaciano: construindo cidadania planetária em Ambientes Facilitadores e Aprendizagem (AFA); |
Resumo |
Este Trabalho de Conclusão de Curso investiga como a integração entre a
Ecopedagogia e o Paradigma Pedagógico Inaciano (PPI) pode contribuir para a
formação da cidadania planetária em Ambientes Facilitadores de Aprendizagem (AFA)
no contexto escolar. Motivado pela urgência de uma educação comprometida com os
desafios socioambientais contemporâneos, o estudo teve como objetivo principal
analisar práticas pedagógicas que favoreçam a construção de sujeitos críticos, éticos
e comprometidos com a sustentabilidade. A pesquisa, de abordagem qualitativa,
contou com a escuta de professores de diferentes segmentos do Colégio Anchieta de
Nova Friburgo, por meio de entrevistas e aplicação de questionários. Os resultados
revelam que, embora haja reconhecimento do potencial educativo dos espaços
ecológicos da escola, ainda há lacunas quanto à intencionalidade pedagógica e à
articulação entre currículo e sustentabilidade. A fundamentação teórica apoia-se em
autores como Gutiérrez e Prado, Paulo Freire, Edgar Morin, Maria Cândida Moraes e
nas diretrizes da Companhia de Jesus, especialmente o Paradigma Pedagógico
Inaciano. Conclui-se que a construção de currículos em movimento, fundamentados
em princípios ecopedagógicos e inacianos, pode promover uma formação integral
orientada para a ética do cuidado, a justiça socioambiental e o bem viver.; |
Palavras-chave |
Ecopedagogia; Paradigma Pedagógico Inaciano; Cidadania planetária; Sustentabilidade; Ambientes facilitadores de aprendizagem; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2025-06-16; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13803; |
Nivel |
Especialização; |
Curso |
Educação Jesuíta: aprendizagem integral, sujeito e contemporaneidade; |