Resumo |
Este artigo tem como objetivo analisar o papel da literatura infantil no
desenvolvimento integral da criança, abrangendo as dimensões cognitiva, emocional
e acadêmica. Por meio do projeto "Biblioteca: Um Mundo de Histórias a Ser
Explorado!", implementado no Colégio dos Jesuítas, investiga-se como a exposição
à leitura contribui para o desenvolvimento de habilidades linguísticas, sociais e
emocionais. O projeto, iniciado em 2023 e com continuidade em 2025, promove
visitas semanais à biblioteca para crianças do Infantil 4 ao 2º ano do Ensino
Fundamental, incentivando o gosto pela leitura e fortalecendo o vínculo entre escola,
família e literatura. O estudo está fundamentado em autores como Emilia Ferreiro
(2001), Jean Piaget (1973), Daniel Goleman (1995), Bruno Bettelheim (1980), Maria
José Nóbrega (2002), além das diretrizes do Programa Leitura e Escrita na
Educação Infantil (LEEI) e dos princípios do Projeto Educativo Comum (PEC, 2016)
da Rede Jesuíta de Educação. Tais referências oferecem suporte teórico para
evidenciar a importância da leitura na formação de leitores críticos e criativos,
promovendo um ambiente educativo mais inclusivo e significativo.; |