Mostrar el registro sencillo del ítem
| metadataTrad.dc.contributor.author | Bastos, Edilene Maria Lopes e; |
| metadataTrad.dc.contributor.advisor | Assis, Sandra Maria; |
| metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3013938300012094; |
| metadataTrad.dc.publisher | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
| metadataTrad.dc.title | A literatura infantil como ferramenta para o desenvolvimento integral da criança; |
| metadataTrad.dc.description.resumo | Este artigo tem como objetivo analisar o papel da literatura infantil no desenvolvimento integral da criança, abrangendo as dimensões cognitiva, emocional e acadêmica. Por meio do projeto "Biblioteca: Um Mundo de Histórias a Ser Explorado!", implementado no Colégio dos Jesuítas, investiga-se como a exposição à leitura contribui para o desenvolvimento de habilidades linguísticas, sociais e emocionais. O projeto, iniciado em 2023 e com continuidade em 2025, promove visitas semanais à biblioteca para crianças do Infantil 4 ao 2º ano do Ensino Fundamental, incentivando o gosto pela leitura e fortalecendo o vínculo entre escola, família e literatura. O estudo está fundamentado em autores como Emilia Ferreiro (2001), Jean Piaget (1973), Daniel Goleman (1995), Bruno Bettelheim (1980), Maria José Nóbrega (2002), além das diretrizes do Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) e dos princípios do Projeto Educativo Comum (PEC, 2016) da Rede Jesuíta de Educação. Tais referências oferecem suporte teórico para evidenciar a importância da leitura na formação de leitores críticos e criativos, promovendo um ambiente educativo mais inclusivo e significativo.; |
| metadataTrad.dc.subject | Literatura infantil; Desenvolvimento integral; Formação de leitores; Biblioteca escolar; Educação infantil; |
| metadataTrad.dc.type | TCC; |
| metadataTrad.dc.date.issued | 2025-06-09; |
| metadataTrad.dc.identifier.uri | http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13802; |
| metadataTrad.dc.audience.educationLevel | Especialização; |
| metadataTrad.dc.curso | Educação Jesuíta: aprendizagem integral, sujeito e contemporaneidade; |